Da Redação, com assessoria
Guarapuava – A Faculdade Guairacá realiza um ciclo de debates sobre "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena: Teoria e Prática". O evento é voltado para acadêmicos de Ciências Biológicas, Educação Física Licenciatura, Matemática e Pedagogia. Será nos dias 10 e 11 de novembro, em Guarapuava.
Segundo a coordenadora do evento, professora Lucineia Moreira de Souza, o projeto oportuniza aos futuros profissionais da educação pensar o ensino da história e cultura afrobrasileira e indígena a partir da história dos quilombolas remanescentes do Paraná. “A proposta do projeto visa ampliar o conhecimento sobre o ensino da educação física e os jogos indígenas, além de destacar a experiência do Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira, uma vez que ela busca o resgate da cultura afrodescendente e a construção dos aspectos históricos das comunidades quilombolas locais”.
A palestra de abertura contará com a presença do professor Dr. Deoclécio Rocco Gruppi, que abordará a educação física e os jogos indígenas. A professora Ms. Rosa Maria Cavalheiro irá abordar sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas da região de Guarapuava. Na programação ainda haverá debate sobre jogos e brincadeiras com a Profª Ms. Verônica Volski e sobre a experiência do Colégio Estadual Maria Joaquina Ferreira, do município de Palmas, com a pedagoga Maria Isabel Cabral.
A inscrição para o ciclo de debates custa R$10 e pode ser feita pelo site www.guairaca.com.br