22/08/2023
Cotidiano

Do trabalho árduo à valorização

imagem-102350

Lizi Dalenogari, da Redação

Guarapuava – Basta uma oportunidade para que a vida de uma pessoa se modifique. Basta um olhar humanizado, um abraço carinhoso e sincero para que a rotina se transforme em aprendizado, e deste aprender surja o encorajamento para se descobrir. É assim que podemos definir a nova experiência de vida que os garis de nossa cidade estão vivenciando.

Formado por um grupo de cerca de 40 participantes, às aulas de artesanato ofertadas aos funcionários da varrição, acontecem todas as terças feiras na Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), que fica na rua Guaíra, no centro de Guarapuava. O curso está sendo desenvolvido há seis meses e a transformação é visível aos olhos e mais ainda aos corações. Quem comparece ao local neste dia encontra um grupo animado, feliz, curioso, audacioso. O foco está na superação.

“O principal objetivo do trabalho feito pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social é resgatar a auto estima e auto confiança dos trabalhadores e é visível os resultados obtidos com esta equipe interessada e surpreendente”, conta a secretária de Assistência Social Eliane De Carli.

“Além melhorar a auto estima destes funcionários públicos, o trabalho que está sendo realizado contribui também para uma melhor convivência entre eles. E tudo o que eles aprenderem durante as aulas, futuramente pode se tornar mais uma opção de geração de renda para essas famílias”, avalia a coordenadora do Projeto Tecendo Amor, hoje vinculado a Secretaria de Indústria e Comércio, Vandeca Bochenek.

Maria Ivone Mioduski, de 61 anos está num contentamento só. Ela fazia biquinho de panos de prato quando sobrava um tempo. Hoje troca idéias com colegas e se sente com a auto estima lá em cima, produzindo sapatinhos, tapetes, arte nos chinelos, com suas próprias mãos e criatividade “Esse curso é muito importante para mim, pois aprendi muitas coisas, e isso é só o começo, pretendo aprender muito mais. Este é o tipo de oportunidade que agarramos com toda a nossa disposição. Agradeço demais ao prefeito Cesar Filho por ter olhado prá nós com a humanidade de um pai, que se preocupa, zela e orienta. Esta equipe do Tecendo Amor é uma família prá nós, são impecáveis. Nunca tivemos um cuidado destes”, enfatiza Maria.

RECEBIDOS NO GABINETE

Pela primeira vez um prefeito abre seu gabinete para receber os funcionários da varrição. Foi um dia inesquecível para ele e para eles. Os funcionários-artesãos fizeram questão de levar uma pequena amostra da produção do curso para que o prefeito apreciasse. “Foi a forma que encontramos de agradecer a ele por tudo que tem feito por nós. Nos sentimos valorizados com o gesto dele, com o apoio que tem nos dado e fomos demonstrar com a maior alegria do mundo”, conta Neura Aparecida Gonçalves, 47 anos, uma das funcionárias mais antigas no setor. “Passei a me valorizar mais, acreditar mais em mim a partir do momento que o prefeito nos deu este dia para aprendermos algo novo. Em casa a mudança é enorme e no trabalho nem se fala. O ambiente que era tenso, de brigas as vezes, agora é harmonioso, descontraído e muito mais produtivo”, conta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.