22/08/2023
Cotidiano

Guarapuava realiza segunda etapa do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná

imagem-10250

Nesta quinta-feira (12), moradores se reúnem para fazer um mapeamento dos ativos locais.
Os moradores dos bairros Jardim das Américas, Santa Mônica e Paz e Bem, em Guarapuava, terão um encontro, nesta quinta-feira (12), às 19h30, na Associação de Moradores (Rua São José dos Pinhais, nº 20) para prosseguir a implantação da metodologia do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, proposto pela Rede de Participação Política – uma iniciativa propositiva e apartidária criada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
As comunidades farão o levantamento dos ativos locais, um mapeamento dos pontos importantes e aspectos positivos da região que poderão colaborar de inúmeras formas com o projeto, incluindo pessoas, instituições, privadas e públicas, empresas, entre outros.
Na última etapa realizada, os moradores se reuniram para discutir melhorias para o bairro, idealizando o que desejam para a localidade num horizonte de 10 anos, através do Seminário Visão de Futuro.
O ambiente criado para articular, moradores, poder público e iniciativa privada, é um diferencial que tem mostrado resultados altamente positivos. No estado, outras 40 localidades, abrangendo mais de 200 mil habitantes, também estão promovendo um novo espaço de interação em busca da melhoria da qualidade de vida.
O projeto já foi implantado ou se encontra em fase de implantação nos municípios de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Guarapuava, Reserva do Iguaçu, Pinhão, Paranavaí, Campo Mourão, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon. Algumas ações planejadas durante os encontros já estão sendo executadas no Jardim Santos Andrade, em Curitiba, nas Vilas Santana e Barreto, em Ponta Grossa, na Vila Recreio, em Londrina e no bairro Ney Braga, em Maringá.
Estas são as primeiras localidades fazem o uso da metodologia de desenvolvimento local em que os próprios moradores buscam uma melhor qualidade de vida através de parcerias com empresários e poder público. Outras informações no site www.redeempresarial.org.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.