Da Redação
Guarapuava – O crescimento do mercado pet traz grandes oportunidades para quem gosta de animais e deseja trabalhar nessa área. Depois do aumento de vagas de tosadores, ajudantes gerais e recepcionistas em pet shops, clínicas e hospitais, é a vez dos auxiliares de veterinários terem destaque e até serem disputados por empregadores. A alta demanda faz com que esses profissionais tenham excelentes ganhos.
O cargo consta na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego (ocupação 5193-05) desde 2002, mas ainda não há regulamentação (lei que normatiza a profissão, cuja apreciação é feita pelo Congresso e sancionada pelo presidente da República).
Em Guarapuava a Meta Educação oferece cursos com certificação reconhecido nacionalmente, ministrados por veterinários , que preparam o candidato para a vivência clínica ,hospitalar e também na área pet .a profissão é fundamental para melhorar o atendimento dentro da instituição. “Eles são como enfermeiros, treinados pelos médicos veterinários, e essenciais para o bom andamento da logística interna. Complementam o serviço do veterinário, sob supervisão, fazendo coletas de exames laboratoriais, aplicando medicações sob prescrição, entre outras atividades.
Ganhos
O salário médio de um auxiliar veterinário é estimado em R$ 800, para uma carga horária de 44 horas por semana. “Mas pode chegar a quatro salários mínimos, dependendo da experiência e escala que o funcionário realiza”.
Assim como outras profissões, o auxiliar veterinário precisa ficar atento ao trabalho que pode e não pode desempenhar para não cometer crime. O exercício ilegal da profissão de médico veterinário é considerado um delito, devendo ser denunciado ao Ministério Público e à polícia. “Como o nome já diz, o auxiliar pode apenas auxiliar o médico veterinário, como, por exemplo, na contenção de animais, limpeza e desinfecção de mesas de atendimento e equipamentos utilizados, ou mesmo em cirurgias, mas sempre auxiliando, jamais realizando procedimentos sozinho”, A procura pela especialização de auxiliar veterinário tem sido alvo não apenas de candidatos que desejam ingressar nessa profissão, mas também daqueles que procuram usar o curso como teste vocacional para decidir se farão a faculdade de medicina veterinária ou não. Há também outros profissionais, como criadores, adestradores, passeadores, donos e atendentes de pet shops que desejam ter o aprendizado como diferencial em suas funções e negócio.
Mesmo pessoas que são apaixonadas por bichos fazem o curso para atuar melhor como voluntários em ONGs, situações de resgate e primeiros socorros.
No curso realizado pela Meta Educação, os alunos aprendem técnicas e melhores práticas de higienização, noções básicas de fisiologia e da anatomia de cães e gatos, análise de gravidade do estado de saúde, legislação, técnicas de resgate, informações sobre comportamento dos animais, manejo, entre outros dados.
Atenção!
Fazendo a matrícula nesta semana o aluno ganha um curso de informática. As vagas são limitadas. O início das aulas será no dia 23 de novembro.
Reserva de matrículas pelo telefone: 42-30353498 ou zap : 42-98572195 ou 98165692 –
Endereço: Rua Senador Pinheiro Machado, 1455 – Centro – em frente a Praça Cleve.