Da Redação, com assessoria
A revista Istoé e a agência Austin Rating destacam Guarapuava em vários indicadores, e a colocam no ranking entre as cidades brasileiras melhores para se viver.
"Guarapuava foi reconhecida com o melhor sistema de saúde pública entre os municípios de médio porte do Paraná e 17º do Brasil", comemora o prefeito Cesar Silvestri Filho. O município também é destaque em outros dois indicadores importantes: padrão de vida e qualidade de vida, sendo apontado como o melhor município do Estado e marcando o 16º e 25º lugar do Brasil respectivamente.
A conclusão é resultado de estudo feito em 5.565 municípios brasileiros que culminou em levantamento sobre a evolução sócio econômica das cidades brasileiras, demonstrando em números como cada uma delas se projetou nos últimos anos.
O estudo classifica os municípios de acordo com 500 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital. Guarapuava se destacou em vários indicadores, entre estes, na área da saúde,
Segundo o prefeito, os investimentos realizados em Guarapuava nos últimos anos refletem o trabalho e a preocupação do município em colocar as pessoas em primeiro lugar. "Temos investido em todas as áreas: infraestrutura, educação, habitação, meio ambiente, saneamento básico, agricultura, esportes e principalmente na saúde, onde concentramos mais de 25% dos investimentos, enquanto o limite mínimo constitucional é de 15%.”
Ainda segundo o prefeito, esses investimentos refletem-se na melhora de serviço e de estrutura para a população. Exemplo disso são as reformas de 16 postos de saúde, sendo que 10 já foram entregues em plenas condições de uso; além da redução em 30% na mortalidade infantil. "Nossa cidade tinha um dos piores índices do Paraná. Isso era vergonhoso, mas com determinação e ações concretas, que acompanham as gestantes desde o início da gravidez até os primeiros anos dos bebês, mudamos essa realidade e fizemos um programa que é exemplo para todo o Paraná. Percebemos a satisfação da população, pois antes o sistema de saúde estava abandonado e agora tem recebido atenção especial." Vale ressaltar que esses projetos foram implantados e desenvolvidos durante a gestão do ex-secretário Stefan Wolanski Negrão.
Com todos esses investimentos na área da saúde, Guarapuava foi reconhecida com o melhor sistema de saúde pública entre os municípios de médio porte do Paraná e 17º do Brasil. "Ficar em primeiro lugar, entre os municípios de médio porte do Paraná e 17º no país, é uma honra e um reconhecimento do nosso trabalho. Reflexo do empenho, dedicação e comprometimento de toda a equipe da saúde municipal, que vem realizando um trabalho com competência e responsabilidade, surtindo efeitos positivos."