22/08/2023



Economia

Prefeitura prioriza compra de micro e pequenos do município

Da Redação, com assessoria

Nova Tebas  – Editais exclusivos para micro e pequenas empresas já são realidade em Nova Tebas, na região central do Estado. Recentemente, o município realizou o primeiro edital público que beneficia os pequenos negócios locais. O objetivo é favorecer o desenvolvimento local, fazendo com que mais recursos circulem dentro do município, gerando mais postos de trabalhos e oportunidades.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Marlon Farias, muitos municípios paranaenses já estão realizando editais exclusivo para os pequenos negócios locais, principalmente aqueles onde o Sebrae/PR atua por meio do programa Cidade Empreendedora. A iniciativa auxilia na implantação de ações de desenvolvimento, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, legislação que estimula o ambiente dos pequenos negócios, em vigor no Brasil desde 2006.

“Incentivamos que ocorra o tratamento diferenciado aos pequenos negócios em compras públicas. Com isso, o dinheiro fica na própria cidade, gerando mais oportunidades e mais empregos, como também o aquecimento de outros setores da economia”, diz o consultor do Sebrae/PR. É o que aponta um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU), que revela que, se a prefeitura compra de um fornecedor local, o recurso pago gira em torno de setes vezes no município.

Em Nova Tebas, o Sebrae/PR capacitou servidores municipais e apresentou modelos de editais exclusivos para micro e pequenas empresas que já foram realizados em outras cidades do Estado. Também foram realizadas palestras junto à classe empresarial, para que fossem sanadas dúvidas e os mesmos fossem incentivados a participar dos editais.

A prefeita de Nova Tebas, Heloisa Ivazek Jensen, relembra que algumas licitações realizadas no passado foram frustrantes, já que empresas de outros municípios participavam e ganhavam o processo. “A lei nº 147, de 2014, mudou isso e quem ganha é o empresário de Nova Tebas e a Prefeitura, pois o desenvolvimento ocorre localmente. Os empresários querem o bem da nossa cidade”, completa.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo