* Por Rogério Thomas
O Município de Pinhão completa nesta terça feira (15) 51 anos de emancipação politico administrativa. Na avaliação do prefeito Dirceu de Oliveira, a data deve ser comemorada e a história do Município preservada. “Apesar de todas as dificuldades pelas quais os municípios brasileiros estão passando, Pinhão tem evoluido muito nos últimos anos. Obras que há muito tempo eram aguardadas pela comunidade, como é o caso da extensão da rede de energia elétrica para o bairro de Invernadinha, e a execução das obras de rede de esgoto, estão trazendo melhores condições de vida para os moradores. Pinhão é composto por um povo ordeiro e trabalhar, e por isso nós acreditamos que estamos no caminho do desenvolvimento”, enfatiza o prefeito Dirceu de Oliveira.
Conforme o prefeito, o mês de dezembro está sendo dedicado dedicado às festividades do aniversário do município. “Para celebrar este momento, a Prefeitura de Pinhão está presenteando a população com uma programação especial. São atividades culturais, esportivas, de lazer e entretenimento para toda a família”, acrescenta o prefeito.
HISTÓRICO
Em 1819, o Rei de Portugal d. João VI mandou levantar o Marco Régio e medir 4 Sesmarias nos campos de Pinhão. Pinhão foi o nome dado ao rio e ao lugar em virtude das extensas e belas matas de pinheiro do Paraná, a área foi chamada “Imóvel Pinhão” e pertencia à sesmaria de propriedade de Silvério Antonio de Oliveira que mais tarde doou a sesmaria aos seus 10 filhos. A área chamada “Imóvel Pinhão” ficou para a Sra. Gertrudes Maria Jesus. Em 18 de fevereiro de 1964, de acordo com a Lei n° 4823, foi instalado oficialmente em 14 de março de 1965 o Município de Pinhão. Em 15 de dezembro desse mesmo ano foi empossado o primeiro prefeito, Ozires Seiler Roriz.