Diego Canci, com Jonas Laskouski
Guarapuava – O cadastramento biométrico em Guarapuava começou há cerca de seis meses, no dia 28 de maio, mas como é comum, muitos eleitores deixaram para regularizar sua situação na última hora e esses, estão agora tendo que enfrentar longas filas no Cartório de Justiça Eleitoral. Isto porque hoje (18) é o último dia para quem ainda não fez o cadastramento, coloque sua situação em dia e evite problemas com a Justiça Eleitoral.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Guarapuava tem 122,4 mil eleitores e deste total, 88% já havia feito o cadastramento até quinta feira (17), acima da expectativa do TRE, que era de 80%. Segundo Priscila Gelenski, chefe de cartório da Justiça Eleitoral de Guarapuava, somente nessa quinta (17), 1.400 pessoas estiveram Cartório Eleitoral fazendo o cadastramento e a expectativa, de acordo com ela, é de que outras 1.800 também passem por lá nesta sexta feira (18).
Entre as justificativas das pessoas que deixaram para realizar o procedimento nos últimos dias estão o trabalho, faculdade, falta de informação, mas o principal motivo, segundo os eleitores, é a falta de tempo. Foi o caso de Dhjaqueline Martins Rodrigues, que contou que esteve fazendo um curso para Agente Comunitário em paralelo com um estágio nos últimos meses e isso, segundo ela, foi o que a impediu de ir antes ao Cartório Eleitoral regularizar sua situação.
Dhjaqueline Martins Rodrigues deixou para fazer o cadastramento nesta sexta feira (18)
Ainda dá tempo de regularizar sua situação:
Se você é um dos mais de 122 mil eleitores de Guarapuava e ainda não fez o cadastro biométrico, saiba que ainda dá tempo de regularizar sua situação e evitar que seu título seja cancelado.
O Cartório de Justiça Eleitoral vai atender todas as pessoas que estiverem na fila até às 16h. Até esse horário senhas serão distribuídas para as pessoas e o atendimento segue, até que todas elas sejam atendidas. A expectativa é de que os funcionários do Cartório trabalhem até a noite nesta sexta feira (18).
Atendentes vão trabalhar até a noite nesta sexta (18)
Não esqueça dos documentos:
Os documentos necessários para fazer o cadastramento biométrico são um documento de identificação pessoal e um comprovante de residência, além é claro do título de eleitor. O procedimento é gratuito e quem não fizer, pode ter o título de eleitor cancelado e não pode obter documentos públicos, como o passaporte, e nem votar.
O Cartório Eleitora de Guarapuava fica na Rua Brigadeiro Rocha, 1046, no bairro Trianon.