Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – Através de sorteio realizado pela Secretaria de Habitação e Urbanismo, 77 famílias guarapuavanas deram mais um passo na realização do sonho da casa própria. Elas foram previamente selecionadas a partir dos critérios de avaliação social, que levam em consideração a renda familiar, as condições de moradia atual e priorizam pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, idosos e vítimas de enchentes e hoje, no auditório da Faculdade Guairacá, souberam onde serão suas casas. Além de sortear as residências, a reunião teve o objetivo de orientar os moradores sobre questões técnicas das moradias.
A parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Cohapar e Sanepar faz parte do maior investimento habitacional da história do município. O Prefeito Cesar Silvestri Filho evidenciou a imensa alegria em participar desta nova etapa da vida das 77 famílias. “A concretização deste grande projeto, onde só a Prefeitura investiu R$ 1 milhão e 600 mil reais, é muito gratificante. Isso representa a transformação da vida das pessoas de Guarapuava. Nosso intuito é tornar Guarapuava uma cidade mais acolhedora e humanizada”, apontou Cesar Filho.
A moradora de uma área de risco na Vila Carli, Terezinha de Jesus de Lima, aguardava ansiosa o sorteio. “Para mim esta casa representa tudo, agora vou poder usar meu dinheiro para comprar o que meus filhos precisam. É uma vitória para todos que aqui estão”, disse Terezinha. Já Marli Aparecida Capote conta que nunca se sentiu tão emocionada quanto no dia em que foi contemplada. “Paguei aluguel durante seis anos em uma casa na Vila Planalto, nos últimos meses eu e meu filho nem conseguíamos dormir de medo, pois quando chovia tinha muitas goteiras e buracos, agora o sentimento é de paz, porque vamos receber uma casa nova em folha”, comemorou Marli.
A vistoria, que é a próxima etapa antes da assinatura do contrato, será realizada no dia 27 de fevereiro e a participação é obrigatória. Participaram também do evento o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Mauro Marconato, representante da Câmara de Vereadores, Airson Horst, gerente regional da Cohapar, Paulo Dirceu Rosa de Souza, representante da Sanepar, Glauberson Rocha e representante da construtora Piacentini, engenheiro Roque Piacentini e o gerente regional de Habitação da Caixa Econômica Federal, Claus Olívio dos Santos.