Da Redação
O Governo do Paraná propõe uma mobilização para combater o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya – desde às 10h deste sábado (6). A ideia é que, ao mesmo tempo, todos os paranaenses vistoriem seus imóveis para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do inseto.
A 5ª Regional de Saúde de Guarapuava movimentou o centro da cidade com equipes da Regional, Defesa Civil, Maçonaria e Escoteiros, conscientizando as pessoas da importância de cada um cuidar do seu quintal.
A deputada estadual Cristina Silvestri, em visita a região nesta sexta feira (05) fez questão de fazer um alerta nas rádios. “Estamos diante de uma batalha onde o inimigo não para de se espalhar, causar temor e dúvidas. Já temos derrotas evidentes com o crescimento dos casos de microcefalia por todo o país. Esta é uma luta de todos nós. Vamos nos unir e cada um fazendo a sua parte, lembrando de nossos filhos, sobrinhos, netos, enfim, de todos os nossos familiares e amigos que estão sujeitos a serem contaminados, possamos vencer esta guerra”, convoca Cristina.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o número de casos de dengue no Paraná subiu 28% em uma semana; Os dados foram divulgados na terça-feira (2). Ao todo, são 3.444 casos confirmados no estado no período investigado – desde agosto de 2015. Até o momento, cinco pessoas morreram por causa da doença.
Ainda conforme a secretaria, 10 casos de chikungunya foram confirmados no estado.
Do total, nove são importados e um é autóctone – contraído na cidade de Madaguari, no norte do estado. Já os dois casos de zika vírus confirmados, em Curitiba e Alto Piquiri, no noroeste, foram considerados importados.
Para reforçar a vistoria, a ação "Hora H – Todos contra o mosquito da dengue" tem uma lista com 21 itens a serem checados pelos moradores.
Confira o checklist da Hora H:
( ) Garrafas pet e de vidro;
( ) Lajes;
( ) Calhas;
( ) Coletor de água da geladeira e ar condicionado;
( ) Ralos;
( ) Vasos sanitários;
( ) Piscinas;
( ) Plantas que acumulam água;
( ) Cacos de vidro nos muros;
( ) Suporte de garrafão de água mineral;
( ) Caixas de água, cisternas e poços;
( ) Tonéis e depósitos de água;
( ) Lagos, cascatas e espelho de água decorativos;
( ) Pratinhos de vasos de plantas;
( ) Baldes e vasos de plantas vazios;
( ) Falhas nos rebocos;
( ) Objetos que possam acumular água;
( ) Vasilhas com água para animais;
( ) Lixo, entulho e pneus velhos;
( ) Lixeira dentro e fora de casa.