22/08/2023


Geral Região

Produtores de leite receberam apoio para silagem

imagem-107211

Da Redação, Odair José

Reserva do Iguaçu – O apoio aos produtores rurais não para em Reserva do Iguaçu. Durante o mês de janeiro e a primeira semana de fevereiro, a Prefeitura forneceu maquinário e assessoria técnica para a produção de silagem, que será utilizada na alimentação dos animais no período em que a pastagem diminui.

De acordo com um relatório divulgado pela Secretaria de Agropecuária, mais de 30 silos localizados no interior do município receberam apoio da Prefeitura. Os silos contemplaram os produtores que se cadastraram no ano passado para ter o benefício gratuitamente.

“Esses produtores estão com tecnologia de ponta em suas propriedades. Nosso objetivo, por meio da ação, é de melhorar ainda mais a produtividade do leite, embora hoje o produto esteja enfrentando uma fase ruim, que é o custo elevado. Mas mesmo assim, esse planejamento forrageiro é muito importante para que a produção não baixe”, disse Clidisnei Ribeiro, Secretário de Agropecuária.

ASSESSORIA TÉCNICA

Uma das novidades trazidas pela Secretaria de Agropecuária durante a temporada dos silos é a assessoria técnica prestada aos produtores, que inicia com um planejamento e uma avaliação da propriedade. A construção dos silos foi acompanhada por um técnico que orientou sobre o melhor local, profundidade, dimensões, quantidade de produto e o acondicionamento.

Recorde

Com os investimentos da Administração Municipal em apoio ao produtor rural, a produção leiteira de Reserva do Iguaçu bateu recorde no mês de agosto de 2015. De acordo com documento enviado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná  (SEAB) ao executivo, a produção leiteira chegou a 1.128.000 litros.

O setor vem crescendo desde meados de 2013, quando a produção mensal era de 350 mil litros. O número foi superado em 2014, momento em que o setor passou a produzir mais de 650 litros/mês. Já em maio de 2015, a produção leiteira deu outro salto. Passou de 650 litros/mês para pouco mais de 800 mil litros/mês. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo