Da Redação
Curitiba – Recém empossado como o novo secretário do Trabalho, Cidadania e Justiça no Governo Beto Richa (PSDB), o deputado afastado Artagão Junior elegeu prioridades para a sua gestão. No Trabalho – que ainda será desmembrado da pasta comandada por Fernanda Richa e incorporada à Justiça e Cidadania, após trâmite na Assembleia Legislativa – Artagão Junior vai recriar os núcleos regionais, incluindo Guarapuava, que foram extintos. “Nossa prioridade será a qualificação da mão de obra para inserção do profissionais no mercado de trabalho, dinamizar as Agências do Trabalhador”, disse à RedeSul de Notícias. “Estamos em tempo de crise e precisamos fazer esse enfrentamento dando oportunidades e abrindo novos espaços para o trabalho formal”.
Na Cidadania, uma das bases fundamentais será o fortalecimento dos 10 conselhos da comunidade; melhor aparelhamento do Procon estadual, a ressocialização de menores com a criação de novos Centros de Ressocialização (Censes), e todas as questões ligadas à cidadania. Já na Justiça, segundo o secretário, o papel será o de representar o estado nas interlocuções com os demais poderes.
Artagão Junior disse também que não vai mexer nas estruturas do Procon e da Agência do Trabalhador em Guarapuava. "Esses órgãos são municipalizados, e funcionam em parceria com a Prefeitura que cabe a mão de obra".