22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Morre o escritor guarapuavano Sebastião Meira Martins

imagem-109105

Da Redação

Guarapuava – Guarapuava perde hoje um grande nome da cultura local: o escritor e historiador Sebastião Meira Martins escreveu a última estrofe da própria história. Aos 88 anos, além dos filhos, netos e bisnetos, Sebastião deixou um imenso legado literário e um arquivo histórico consistente. Nas obras, o autor reconta histórias de Guarapuava e realiza levantamento histórico das famílias que colonizaram a região. Também abasteceu, ao longo da sua vida, um pequeno museu na sua fazenda no distrito de Entre Rios. 

Filho de Angelina Ribeiro Martins e Francisco Meira Martins, Sebastião nasceu em Guarapuava e adquiriu ainda na infância o gosto pela leitura e pela pesquisa. Seus primeiros estudos foram no Jardim da Infância de Guarapuava, onde atualmente está localizado o Fórum. Casou em 1947 com Balbina Siqueira Martins, que lhe deu cinco filhos. Dedicou sua vida à pesquisa, colecionando uma série de fatos e acontecimentos, publicados em seu primeiro livro "Pioneiros do Vale de Entre Rios – 1818-1951". Lançou um segundo livro da genealogia das principais famílias pioneiras da nossa cidade com o título "Guarapuava, Nossa Gente e Suas Origens". Desde então, foram 17 livros publicados, o último intitulado “Soberbas Fazendas de Nosso Rincão”.

Seu corpo está sendo velado na Capela Mortuária Municipal do bairro Santa Cruz e seu sepultamento será hoje (22), às 16h, no Cemitério Municipal. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo