22/08/2023



Guarapuava

Mães que perderam filhos irão participar de exposição de fotos

imagem-109825

Com Ascom Projeto Marias e Secom

Guarapuava – Costuma-se dizer que a morte de um filho inverte a ordem natural das coisas, causando uma dor, geralmente descrita como a maior que um ser humano pode experimentar. Sendo um momento tão delicado e difícil de superar, as mães que passam por isso costumam relatar a sensação de um vazio que parece insuperável. Era assim que a empresária Mirian Baitel se sentia após a partida da filha Mariana de um ano e meio, em 2011. “Senti em meu coração que deveria fazer algo para reunir outras mães com a mesma dor para que juntas pudéssemos nos curar”, relata Mirian. 

Pensando nisto, foi criado um projeto de exposição fotográfica que tem como principal objetivo ajudar as mães a transformar o luto em algo positivo. Atualmente são seis mães que participam do “Projeto Marias”. O nome é uma homenagem a Maria, mãe de Jesus, mas também a Mariana e a Maria, filhas perdidas que foram grandes inspirações para que o projeto nascesse.

A exposição, que será realizada no Centro de Artes, será aberta no dia 8 de abril, sexta feira (08) às 19h30min e trará cerca de 30 fotos e registra um encontro que acabou resultando em laços de amizade entre as mães, que encontraram apoio para a tarefa de transformar dor em superação e alegria. “Foi intenso e leve ao mesmo tempo, tenho certeza que plantará uma semente amorosa em cada mãezinha de anjo”, diz emocionada a fotógrafa Dani Leela, uma das idealizadoras do projeto.

As mães retratadas, além de se encontrarem com regularidade para trocar experiências, risadas e afeto, criaram um grupo para que outras mães sintam-se acolhidas. O e-mail do grupo é juntassomosmarias@gmail.com. “A principal motivação é inspirar, encorajar e abrir espaço para que o amor, a alegria e a vida fluam, mesmo que tenhamos passado por momentos difíceis ou muito doloridos”, completa a fotógrafa.

As fotos ficarão em exposição no Centro de Artes até o dia 30 de abril. As empresas que estão apoiando e patrocinando o projeto são Trajano, Ana Maria Massas, Jardim de Essências e Arte Florestal.

O Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1399, Centro de Guarapuava.

Você pode conferir aqui uma reportagem feita pela Taís Nichelle, da RSN, Com uma das 'Marias', Mirian Baitel.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo