22/08/2023


Geral Região

Apae se destaca no VIII Festival Regional Nossa Arte

imagem-110360

Da Redação 

Reserva do Iguaçu – Alunos da Escola Nova Esperança, da Apae de Reserva do Iguaçu, se destacaram no VIII Festival Regional Nossa Arte, que aconteceu no município de Foz do Jordão, na última quarta (13). O evento contou com a participação de Apaes de municípios da região, que tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho de arte e cultura desenvolvido em suas unidades.

O FESTIVAL

O Festival Nossa Arte visa à inclusão das pessoas com deficiência na sociedade por meio da arte. Apresentações e exposições artísticas como forma de desenvolvimento são organizadas para estimular a aprendizagem das pessoas com deficiência, dando-lhes oportunidade de lazer, terapia e expressão pessoal.

Além de despertar o gosto pelos gêneros e atividades artísticas com fins educacionais e formativos, o Festival incentiva também o intercâmbio social. As pessoas com deficiência, das diversas regiões, vivenciam os aspectos positivos da arte, ressaltando as Apaes como espaços culturais, artísticos e formativos da comunidade.

TALENTOS

A Apae de RI representou o município nas categorias artesanato, artes visuais e dança. Os alunos fizeram bonito em todas as apresentações, o que foi suficiente para arrancar muitos aplausos da plateia, e inclusive conceder o 1º lugar na categoria artesanato. Agora, eles irão representar RI na etapa estadual em Cascavel, que acontece no mês de junho.

A coordenadora pedagógica da Escola Nova Esperança (Apae), Tereza Noronha Silva, explica que o sucesso dos alunos nas apresentações é o resultado de um trabalho iniciado no ano passado, que contou com o envolvimento de todos os profissionais da instituição. Ela também comentou sobre a importância do evento, tanto para a comunidade como para os alunos. 

“Os nossos alunos participaram lindamente. Foi um trabalho que envolveu a escola como um todo, desde a escolha do tema, do figurino, do cenário, até à apresentação. Esse tipo de evento promove principalmente a inclusão social dos nossos alunos. Essa participação da comunidade, deles terem os seus lugares na sociedade e no evento, é algo bastante satisfatório”, destacou Tereza.

O diretor do departamento de cultura de RI, Zé Moraes, esteve representando a Administração Municipal no festival. Ele conta que ficou surpreso com o talento dos apaianos. “Muitas pessoas em nosso país poderiam nos ajudar a trazer alegria para o nosso povo, mas mesmo tendo todas as condições necessárias não o fazem. Já, os alunos da Apae, muitas vezes com dificuldades, mas com uma grande capacidade e força de vontade, nos enchem de alegria e nos orgulham com seus talentos. Fiquei muito contente com a participação, com o empenho dos professores e de todas as pessoas que estão envolvidas nas Apaes”, disse.

Também representaram o município no festival o presidente do conselho regional das Apaes, Werther Fontes, e a diretora da Escola Nova Esperança, Jussara Macedo de Matos. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo