22/08/2023
Política Região

Oposição apresenta denúncia contra prefeita

imagem-110487

Da Redação

Virmond – A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Virmond será agitada nesta segunda feira (18). Os três vereadores de oposição, Neimar Granoski (PP), Nicolau Russen (PV) e Fernando Mierzwa (PSDB), apresentarão uma denúncia contra a administração da prefeita Lenita Mierzwa (PR).

Durante a sessão de hoje, que inicia às 18h30, os vereadores irão ler um relatório dos gastos de combustíveis realizados pelas máquinas do Município nos últimos anos. Segundo o levantamento, a Prefeitura gastou combustível de forma “abusiva e irregular”, o que pode caracterizar um possível desvio de recursos.

Entre os casos levantados pelos vereadores, que trabalharam durante um ano na elaboração desse relatório, está uma ambulância que estava encostada há vários anos como sucata. Mesmo sem circular, há emissões de notas fiscais de combustível para o veículo. Somente em 2014, quando não circulou, a ambulância consumiu mais de seis mil litros de combustível. Em outubro de 2014, a ambulância foi vendida para um particular em um leilão por R$ 2,8 mil. Porém, as notas continuaram sendo emitidas para a placa dela até o mês de março de 2015.

Além de verificações in loco, os vereadores pautaram o levantamento dos gastos de combustíveis no Portal de Transparência do Município e nas prestações de contas da Prefeitura encaminhadas ao Tribunal de Contas.

Após apresentado à população de Virmond durante a sessão de hoje, o relatório que aponta possíveis irregularidades nos gastos de combustíveis nos últimos anos será encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.