22/08/2023


Geral Guarapuava

Regularização Ambiental leva produtores ao Sindicato Rural

imagem-110964

Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – O Sindicato Rural de Guarapuava realizou nesta quarta feira (27) mais um Dia do CAR. Proprietários rurais compareceram em maior número do que em edições anteriores da iniciativa, lotando a entidade, para buscar informação ou para já proceder à inscrição.

Embora o CAR seja realizado de forma gratuita, a partir de qualquer computador com acesso à internet, diretamente no site do cadastro (clique aqui), o sindicato estabeleceu o Dia do CAR, em parceria com a Uniflora, para os proprietários rurais que desejem orientação técnica para tirar dúvidas ou para efetuar o cadastramento.

Na iniciativa, uma equipe da empresa comparece à sede do sindicato, onde atende os interessados (o preço do serviço varia de acordo com cada caso). O proprietário e diretor da Uniflora, Andreas Kleina (Brahma), disse acreditar que o prazo seja mantido sem prorrogações.

Independente da data final ser ou não adiada, o Sindicato Rural de Guarapuava recomenda que seus associados e proprietários rurais em geral realizem o cadastramento no prazo previsto, já que se trata de um procedimento obrigatório. Também o Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) orienta os proprietários rurais a observarem o prazo.

A última data para inscrição de propriedades rurais no CAR, mantendo alguns benefícios ambientais previstos por lei, se encerrará no dia 5 de maio. Além disso, a partir de 28 de maio de 2017, as instituições financeiras não poderão conceder crédito rural aos agricultores que não tiverem o cadastro regularizado.

CADASTO AMBIENTAL RURAL (CAR)

Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo