22/08/2023


Geral Paraná

Diocese de Ponta Grossa prepara programação para festejar 90 anos

imagem-111376

Da Redação, com Claudia Carneiro

Ponta Grossa – A Diocese de Ponta Grossa faz os últimos preparativos para a festa comemorativa aos 90 anos da sua fundação. Composta por 46 paróquias no dia 10 deste mês, a Diocese tem como ponto alto das festividades, no dia 15, às 15 horas, na Catedral, solene celebração eucarística, da qual participarão representantes das 640 comunidades. Nesse dia será entregue a chama missionária, símbolo que marcará o envio dos Grupos de Animação Missionária, recém-criados, para atender ao apelo do Papa Francisco de uma igreja em permanente estado de missão, uma fisionomia de uma  “igreja em saída”.

Na celebração do dia 15, para a qual são esperadas perto de duas mil pessoas, os representantes de cada uma das 640 comunidades levarão uma imagem do santo padroeiro da capela a que pertencem para receber uma bênção especial. Será divulgado vídeo sobre a história da criação da Diocese, com depoimentos de alguns bispos que já passaram pela região. O material também percorrerá as comunidades ao longo deste ano. “

De acordo com Dom Sergio Arthur Brasci, a diocese “se empenha na busca de formar discípulos missionários, no aprofundamento da prioridade diocesana da renovação paroquial, tendo por modelo o bom samaritano”. Segundo o religioso, esse perfil foi ainda mais intensificado a partir de 2011, quando da publicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.  “Celebramos os 90 anos de nossa história, rendendo graças a Deus pelo caminho percorrido, com seus desafios e alegrias, mas sobretudo pedindo um novo vigor, projetando nossa Diocese para seu centenário”, enfatiza o bispo. As comemorações se estenderão pelo ano todo, com uma exposição itinerante de fotos e documentos, que contarão um pouco da caminhada até aqui. A mostra percorrerá as 46 paróquias.

HISTÓRIA

A Diocese de Ponta Grossa foi criada aos 10 de maio de 1926 por intermédio da bula ‘QUUM IN DIES NUMERUS’ do Papa Pio XI, desmembrada da Diocese de Curitiba, até então a única existente no Paraná. Inicialmente, compreendia uma vasta região do Paraná: a região central, partes do Oeste e do Sudoeste do Estado.

A nova Diocese era formada por 12 paróquias: Ponta Grossa, Castro, Cruz Machado, Guarapuava, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Palmas, Prudentópolis, Rio Claro, Tibagi e União da Vitória. Destas, atualmente, três são dioceses desmembradas de Ponta Grossa: Palmas, Guarapuava e União da Vitória. Durante os quatro primeiros anos de sua fundação a Diocese de Ponta Grossa foi governada por dom João Francisco Braga, 1º Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, designado como seu administrador apostólico.

Atualmente, a Diocese tem como sede a cidade de Ponta Grossa e se estende por uma faixa de 16 municípios: Ortigueira, Reserva, Imbaú, Telêmaco Borba, Tibagi, Irati, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Guamiranga, Ipiranga, Ivaí, Castro, Ventania, Piraí do Sul, Carambeí. Constitui-se por 46 paróquias, 640 comunidades e conta com inúmeras congregações religiosas que desempenham importantes serviços sociais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo