22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Mulheres iniciam profissionalização como azulejistas e eletricistas

imagem-111456

 Da Redação, com assessoria 

Guarapuava – Dezenas de mulheres iniciaram, nesta segunda feira (09), os cursos profissionalizantes de azulejista e eletricista, oferecidos pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em convênio com o Governo Federal. Vindas de diversos bairros da cidade, as mulheres chegaram carregando seus sonhos e projetos.

Sílvia Aparecida Feliciano é dona de casa e mora no bairro Boqueirão. Ela está no curso de azulejista com objetivo de construir sua independência financeira. “Eu vim fazer o curso porque quero ser independente, ter uma profissão. Nós, mulheres, temos que ser valorizadas, mostrar que somos capazes, porque se a gente vai a luta a gente consegue”, disse.

Cada mulher participante do curso está desbravando uma nova profissão, pois os ofícios da construção civil geralmente são ocupados por homens. “Temos um convênio com a Agência do trabalhador para aproximar as alunas das vagas de emprego. Oferecemos cursos e palestras que incentivam as mulheres a tornarem-se empreendedoras e também contamos com a Agência do Empreendedor para a formalização. Acompanhamos essas mulheres para que elas tenham condições de se inserir no mercado de trabalho!”, explica a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran.

O curso é estruturado para atender o público feminino. Além de o horário ser adaptado ao horário das escolas, a Secretaria ainda conta com uma estagiária de pedagogia para cuidar das crianças que precisam acompanhar as mães. Nos cursos, as participantes terão 40 horas de aulas teóricas e 120 horas de aulas práticas. As aulas práticas são realizadas em obras nos estabelecimentos públicos e podem ser realizadas nas residências das próprias participantes. Meri Terezinha Correia é uma das alunas do curso de eletricista, ela vai aproveitar para colocar a mão na massa em casa. “Acredito que o curso vai me beneficiar até para eu poder fazer alguns reparos em casa e parar de depender de outras pessoas. Temos condições de nós mesmas fazermos”, finalizou.

O curso de azulejista acontece todos os dias, das 13h30 às 16h30, no Projeto Paixão pela Vida, bairro Santa Cruz, e conta com a parceria do Projeto para a estrutura. O curso de eletricista é realizado na Associação de Moradores do Recanto Feliz, também todos os dias, das 13h30 às 16h30 e também conta com a parceria da Associação para a estrutura. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.