Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – A Prefeitura de Guarapuava, por meio das Secretarias de Educação e Cultura e Meio Ambiente promoveram na tarde dessa quarta feira (18) mais uma etapa do Formando pela Natureza. O projeto tem como intuito promover a educação ambiental através da formação de multiplicadores. Isso se faz com treinamento de professores da rede de ensino da cidade em diversas práticas. Para o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, é importante que os professores conheçam o processo das mais diversas formas de reciclagem para transmitir em sala de aula. “Em nossa administração sabemos que antes de cobrar qualquer atitude do cidadão você deve orientá-lo. Nosso carro chefe na Secretaria de Meio Ambiente é a educação ambiental”, destaca Celso Araújo.
O Formando pela Natureza é trabalhado em todas as escolas municipais de Guarapuava. Os participantes recebem um dia de treinamento junto aos funcionários do meio ambiente com atividades práticas. Cilse Kunts é professora da Escola Lacerda Werneck no distrito de Entre Rios e relatou que a oportunidade oferecida é de suma importância em sua formação. “Nós, professores, somos multiplicadores. Dentro da sala de aula as coisas costumam ser muito formais, trabalhando o que está nos livros didáticos. Receber essas práticas nos estimula, temos a oportunidade de chegar para nossos alunos e dizer que vimos o processo acontecendo, estou adorando a experiência”, enfatiza Cilse.
Os professores tiveram a oportunidade de conhecer o aterro sanitário da cidade e empresas que trabalham com a proposta de sustentabilidade. “Esse trabalho é realizado de forma contínua. Até porque, a mudança de hábito não ocorre do dia para a noite. Trabalhamos com a educação ambiental, mostramos exemplos, tudo em sala de aula. Assim, a criança se torna uma multiplicadora, levando isso para sua casa e consequentemente para toda comunidade”, complementa o secretário.