Guarapuava – Gabriel Moscaleski, de 12 anos, conquistou no último fim de semana em Cascavel o vice-campeonato sul-americano de Orientação. O jovem atleta ficou em segundo lugar na categoria para iniciantes do sexo masculino até 12 anos.
Participaram da disputa competidores Argentina, Uruguai, Chile e Equador. Há duas semanas, Moscaleski já havia conquistado o tricampeonato paranaense da modalidade.
Ano que vem, além do estadual e do sul-americano, o atleta disputará também o brasileiro que acontecerá em três etapas, de março a dezembro. Esse ano não foi possível participar da competição. Como nós mesmos bancamos as nossas despesas, as coisas ficam mais difíceis. Mas em 2010 ele competirá e com boas chances de ser o campeão, afirma Everton Cristiano Moscaleski, pai de Gabriel. Ele também informa que está montando um projeto contendo o currículo do jovem atleta para buscar patrocínio junto a empresas da cidade.
Segundo Everton, a paixão de Gabriel pelo esporte começo cedo. Faço Orientação há 15 anos e ele sempre me acompanhou. Quando o Gabriel tinha sete anos ele começou a se interessar pelo esporte, mexendo principalmente com a bússola. No início chegamos a competir juntos como dupla, fomos, inclusive, campeões paranaenses. A partir daí ele vem competindo constantemente, por paixão ao esporte, já que apesar de o incentivar, nunca houve pressão da minha parte, comenta Everton.
O esporte
Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. No esporte, o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.
O percurso da Orientação é constituído de triângulo de partida, pontos de controle e chegada. Entre estes pontos, que são locados precisamente no terreno e equivalentemente no mapa, estão as pernadas do percurso, nas quais o competidor deverá orientar-se. Entre as regras básicas estão passar por todos os pontos de controle, marcar corretamente o cartão de controle e preservar a natureza.
Atualmente, o esporte é dividido em quatro vertentes: competitiva, ambiental, pedagógica e turística.
Fonte: Confederação Brasileira de Orientação
Foto: Gabriel (ao centro) disputará o Campeonato Brasileiro em 2010
Cleyton Lutz – Rede Sul de Notícias