Da Redação, com Sirlei Pereira/Diopuava
Laranjeiras do Sul – Margarida Leal Fernandes mora em Laranjeiras do Sul. Ex funcionária da Paróquia Sant'Ana, onde atuava em serviços gerais como voluntária na limpeza da igreja, Margarida era analfabeta.
Um dia, durante reunião entre funcionários, a leitura da Bíblia era feita em sistema de rodízio. Quando chegou a vez de Margarida ler o trecho que lhe competia, ela passava para outra pessoa.
Dom Antônio Wagner da Silva, Bispo da Diocese de Guarapuava estava no encontro de funcionários e participava dos estudos. No intervalo, a funcionária foi falar com ele e contou que não sabia ler nem escrever. “Eu falei para Dom Wagner que não li a bíblia naquele momento porque era analfabeta. Eu senti até vergonha de falar aquilo, mas era a verdade e eu precisava contar". Segundo Margarida, o bispo disse que ainda era tempo de aprender e me indicou um curso de educação para adultos. "Estudei e hoje sei ler e escrever graças ao incentivo dele. Devo este aprendizado a Dom Wagner. Muito obrigado por ter transformado minha vida”.
O depoimento de Margarida aconteceu durante o evento das Santas Missões Populares, em Cantagalo, no último dia 15 de maio. Segundo Dom Wagner, incentivar pessoas em prol da educação é tarefa de todos e é preciso fazê-lo sempre. “O estudo é parte fundamental em todos os setores. A vida carece de estudos. Incentivar a estudar é tarefa de todos nós”, destacou o Bispo.