22/08/2023
Economia Guarapuava

Sebrae apoia parceria da SGC com a Cresol, em Guarapuava

imagem-113641

Da Redação, com Assessoria

Guarapuava – A Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) Centro Sul firmou, no início deste mês de junho, a primeira parceria da Rede Nacional de Garantias com uma cooperativa singular ligada ao Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol). O público-alvo da cooperativa de crédito nessa região serão os microempreendedores individuais (MEI).

A Cresol Vale das Araucárias atua em cinco municípios localizados na região central do Paraná, que são Guarapuava, Turvo, Campina do Simão, Palmital e Santa Maria do Oeste, que também estão na área de abrangência da garantidora de crédito. Conforme o gerente geral da Cresol, Flávio Marcos da Silva, a intenção é oferecer linhas de crédito para os pequenos negócios no meio urbano atreladas às cartas de garantias da Centro Sul.

O valor do ticket médio deverá aumentar uma vez que o termo de cooperação assinado com a SGC prevê um valor mínimo de R$ 4 mil e um teto de R$ 80 mil para as linhas de crédito que serão liberadas por meio das cartas de garantias. Conforme o gerente de Negócios da SGC Centro Sul, Márcio Cruz, também está prevista a redução do spread da taxa de juros a patamares inferiores ao que é praticado no mercado.

A proposta da Cresol, que surgiu em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, é promover a inclusão social da agricultura familiar por meio do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento. Devido a parceria com o Sebrae/PR, a Cresol desenvolveu, em 2015, um trabalho de implantação de produtos e serviços para pessoas jurídicas no meio urbano.  “Na fase inicial desse projeto foi constituída uma OSCIP de microcrédito e agora vamos consolidar o projeto piloto em cinco cooperativas da Cresol”, esclarece Flávio Locatelli, coordenador estadual de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae/PR.

Locatelli acrescenta que, durante a elaboração do projeto, as SGC foram identificadas como parceiras importantes para viabilizar o acesso ao crédito produtivo e orientado. “Como a Cresol Vale das Araucárias está participando do projeto piloto, foi firmado um termo de cooperação inicial com a SGC Centro Sul. Na sequência, envolveremos a Garantisudoeste, pois as duas instituições atuam na região de Francisco Beltrão”, adianta.

O consultor do Sebrae/PR demonstra otimismo em relação à mudança de estratégia da Cresol e às parcerias com as duas garantidoras de crédito paranaenses. “Esperamos que esse trabalho frutifique e beneficie os pequenos negócios da região, pois o produto a ser ofertado foi desenvolvido para atender à demanda desse segmento”, conclui Locatelli.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.