22/08/2023
Geral Paraná

Aeronave apreendida com criminosos será utilizada para combater o tráfico

imagem-114426

Da Redação, com informações da Agência Estadual de Notícias

Curitiba – O combate ao tráfico de drogas tem nova ferramenta para agilizar os trabalhos do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), criado por decreto no mês de junho e que integra a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil do Paraná. A unidade começa a atuar com um helicóptero apreendido de criminosos e que foi cedido pela Justiça para a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária. Agora, a aeronave será usada em ações de segurança, segundo anúncio feito pelo governador Beto Richa nesta segunda feira (04), em Curitiba.

A aeronave que será usada pelo GOA é do modelo Robinson R44, avaliada em mais de R$ 1 milhão. Possui autonomia de três horas de voo e capacidade para até quatro pessoas. O helicóptero foi apreendido durante a Operação Ferrari, deflagrada em junho de 2015 pela Polícia Federal para desarticular uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas e com patrimônio estimado em R$ 40 milhões. Dezesseis pessoas foram presas no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Sergipe.

UNIDADE ESPECIALIZADA

Entre tripulantes e pilotos, dez policiais civis estão qualificados para integrar a unidade especializada. O treinamento dos agentes do GOA incluiu preparação para funções operacionais e também de socorro e eventual necessidade de rapel realizado a partir do helicóptero. Eles foram formados pelas polícias civis do Distrito Federal e de Santa Catarina, além da Polícia Rodoviária Federal. 

A aeronave vai atender todo o território paranaense, mas ficará alocada em Curitiba, na base aérea da Polícia Rodoviária Federal, explicou o coordenador do GOA, delegado Renato Coelho.

A expectativa agora é que o grupamento receba mais um helicóptero modelo Robinson R44. A aeronave foi recentemente apreendida numa operação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil que, no início do mês de junho, prendeu integrantes de uma quadrilha de roubo de cargas, além de diversos carros de luxo. Na mesma solenidade, no Palácio Iguaçu, Richa anunciou a aquisição de mil viaturas e a locação de outros 200 veículos, que serão utilizados pelas forças de segurança do Estado.

O  governador disse também que a Segurança vai agilizar a manutenção dos veículos policiais. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.