Da Redação, com MP-PR
Uma das atividades mais importantes desenvolvidas pelo Ministério Público do Paraná, ao lado de outras funções, é o atendimento à população. Com efeito, em todas as comarcas do estado, nas diversas regiões do Paraná, promotores de justiça atendem aqueles que procuram a instituição, ouvindo suas reclamações, informando sobre os direitos previstos na legislação e adotando, quando é o caso, as medidas pertinentes. Além disso, de acordo com a situação, é feito o encaminhamento às autoridades ou órgãos competentes. O objetivo consiste em levar aos cidadãos, sobretudo os mais carentes e vulneráveis, orientações sobre as garantias asseguradas em lei.
Neste sentido, levantamento da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional (Subplan), a partir do “Módulo Atendimento” do sistema PRO-MP, apontou que, somente nos meses de abril e maio deste ano, 12.536 atendimentos à população foram realizados pelas Promotorias de Justiça em todo o Estado. Apurou-se, ainda, que, desse total, aproximadamente 40% referem-se a questionamentos sobre Direito de Família, em especial a pedidos de orientação sobre pensão alimentícia, guarda de filhos, direito de visita, investigação de paternidade, partilha de bens etc. Na sequência, 17,73% dos atendimentos referem-se à área da saúde (acesso a medicamentos e a tratamentos), enquanto 8,08% dizem respeito à população idosa .
Em atenção a essa estatística, e considerando que grande parte da população, ao procurar a instituição, busca orientações sobre matérias relacionadas ao Direito de Família, o MP-PR preparou um hotsite especial que busca esclarecer, de forma simples e direta, as dúvidas mais frequentes dos cidadãos. A iniciativa contempla o objetivo estratégico institucional de intensificar a interação do MP-PR com a sociedade.
O conteúdo foi organizado em formato de perguntas e respostas, a partir de oito temas específicos: casamento e união estável, divórcio e dissolução de união estável, guarda e direito de visita, pensão alimentícia, regime e partilha de bens, averiguação de paternidade, alienação parental e filiação socioafetiva.
Conforme destaca o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, a elaboração e divulgação do material especial tem por objetivo alcançar um público abrangente, considerando ser essa uma das áreas para as quais o MP-PR é mais procurado. “A iniciativa tem por finalidade, em apoio às atividades das Promotorias de Justiça, levar à população informações sobre o Direito de Família, matéria que, direta ou indiretamente, afeta a vida e o cotidiano de muitas pessoas”, ressalta.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Marcos Bittencourt Fowler, por sua vez, ponderando que os dados estatísticos levantados pela Subplan têm por finalidade orientar e potencializar a atuação institucional, ressalta: “Ampliar a divulgação das informações sobre os direitos e deveres das relações familiares está em consonância com o trabalho da instituição e com a missão de levar à população orientações sobre as garantias previstas na legislação”.
A procuradora de Justiça Terezinha de Jesus Souza Signorini, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Cíveis, Falimentares, de Liquidações Extrajudiciais, das Fundações e do Terceiro Setor, com atribuição em Direito de Família, destaca que é ainda mais frequente a procura da população pelo MP-PR nas localidades que não contam com Defensoria Pública. “Nessas regiões, é grande o interesse por atendimento para a resolução de conflitos de Direito de Família, o que revela a importância da matéria e a expectativa que os atendidos depositam na instituição para obter auxílio em questões tão sensíveis”. Neste sentido, a elaboração do hotsite, como mais um canal de comunicação com a sociedade, “fortalece a cidadania, pois viabiliza o entendimento sobre direitos e deveres básicos, que muitas vezes são desconhecidos pela população”.
PROGRAMAS DE RÁDIO
Também com o intuito de levar informações aos cidadãos, o Ministério Público do Paraná divulgará, nas próximas semanas, no âmbito do programa “MP no Rádio”, entrevistas específicas sobre os temas de Direito de Família contidos no hotsite.
MATÉRIAS ESPECIAIS
Além de hotsite e dos programas de rádio, também está prevista, para as próximas semanas, a publicação, no site institucional, de matérias especiais e de conteúdo técnico sobre os temas: impactos do novo Código de Processo Civil (CPC) sobre o Direito de Família; alienação parental e filiação socioafetiva. Acompanhe as próximas publicações.