Bárbara Franco
Guarapuava – O aumento de pessoas com caxumba em Guarapuava tem chamado a atenção da população. Os números são altos, chegando a 365% a mais do que todo o ano de 2015. Rodrigo é uma das 274 pessoas de Guarapuava que está com a doença.
"De repente estava com o rosto inchado, com dor, mal estar e com um nódulo pequeno, perto da garganta".
A caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas, um dos três pares de glândulas que produz saliva.
"As parótidas estão situadas entre suas orelhas e à frente delas. Algumas pessoas incham as glândulas de baixo e outras as de cima. No meu caso foram as glândulas de baixo que ficaram inchadas", explica Rodrigo.
De acordo com a enfermeira-chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Chayane Ternopolski, a caxumba é mais comum em crianças, porém, tem atingido muitos adultos, a grande maioria pelo fato de não ter tomado a vacina contra doença.
As complicações são raras, segundo Chayane. Porém, uma das mais preocupantes é a inflamação nos testículos e nos ovários.
"Devido ao alto risco da doença 'descer' para as partes intimas da pessoa, a recomendação é que se faça repouso absoluto".
COMO PREVENIR
Uma das formas mais eficazes de prevenir a doença é tomando a vacina. Chayane orienta que as pessoas verifiquem suas carteirinhas de vacinação e caso não tenha tomado a vacina, procurem um posto de saúde para receber a dose.
Outras orientações importantes são manter os locais sempre arejados, lavar as mãos com frequência e evitar contato e não compartilhar talheres com pessoas doentes.