Da Redação
Guarapuava – Uma blitz educativa marcou o Dia do Motociclista em Guarapuava, nesta quarta feira (27). Polícia Militar, Secretaria Municipal de Trânsito e Detran se uniram para conscientizar motoristas sobre a necessidade de respeito no trânsito. O local escolhido foi a Avenida Manoel Ribas.
De acordo com o diretor da 6ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran), Rafael Viana, somente a educação no trânsito vai coibir o número de ocorrências que cresce a cada dia. “Dados nacionais nos mostram que nos últimos 11 anos triplicou o número de acidentes fatais no país”. Segundo Viana, nesse período o poder aquisitivo do brasileiro aumentou e a compra de novos veículos dobrou nos últimos cinco anos.
De acordo com a tenente Manfroi, da Polícia Militar, em Guarapuava há 10 mil veículos a mais nas ruas de Guarapuava em relação ao mesmo período de 2015. Mas é a negligência e a imprudência mais causam acidentes. “O motorista precisa ter bom senso e respeito e a educação é a base de tudo. É essa intervenção que estamos fazendo hoje, tanto com motoristas quanto com motociclistas”.
O uso de capacetes e outros equipamentos de proteção, além da manutenção dos veículos também são fundamentais para a segurança do trânsito.