Da Redação com assessoria
Curitiba – O Procon-PR, órgão de defesa do consumidor vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), já realizou 55.723 atendimentos em 2016.
O maior número de atendimentos foi por telefone, com 27.074 pessoas. Em segundo lugar, pessoalmente, com 15.299 atendimentos.
Só nos cinco primeiros dias deste mês de agosto já foram 378 atendimentos. “O índice de resolutividade ultrapassa os 80%”, diz o secretário da Seju, deputado Artagão Júnior, enfatizando que o Procon-PR oferta diversas formas de atendimento. “Além de pessoalmente, por carta, por telefone e e-mail, o órgão oferece mais um meio alternativo de resolução de conflito que é o site consumidor.gov.br, onde é possível se comunicar diretamente com a empresa cadastrada, de onde ele estiver, e terá uma resposta da empresa em até 10 dias”, ressalta Artagão Júnior.
O maior número de reclamações é contra empresas de telefonia. Em 2015 o órgão realizou 51.238 atendimentos no mesmo período e fechou o ano com 86.421 atendimentos.
“O Procon-PR tem envidado esforços para garantir o atendimento rápido e efetivo ao consumidor”, esclarece a diretora Cláudia Silvano.