22/08/2023
Esportes Guarapuava

Magos, atiradores e lutadores invadem Guarapuava neste fim de semana

imagem-116761

Caio Budel

Guarapuava – Campeões das mais diversas categorias e com as mais variadas habilidades estarão em terras guarapuavanas neste final de semana. Bem, não exatamente “em terra”. A cidade sedia, neste sábado (13) e domingo (14), um campeonato de League of Legends (LoL), um jogo online que se tornou febre nos últimos anos no cenário dos e-Sports.

Em Guarapuava, este será o segundo campeonato oficial de LoL. O game, do gênero multiplayer online battle arena, começou a ganhar popularidade no mundo todo em 2012 e, desde então, passou a ser considerado como esporte eletrônico. Com o crescimento da franquia, grandes competições começaram a ser organizadas. No Brasil, a mais popular delas é o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), que na edição deste ano distribuiu R$ 44,5 mil aos melhores times.

Final CBLoL 2016 – CNB eSports x INTZ eSports

“Guarapuava tem um público com potencial grande no e-Sports, mas ainda falta a participação de grande parte deste público nos eventos. Ainda é cedo dizer que Guarapuava possui uma cultura, porém com a iniciativa dos nossos torneios, outros grupos começaram a realizar eventos não só de e-Sports, mas de vídeo games em geral, o que está fidelizando e aumentando cada vez mais a participação dos gamers”, explica Rafael Pawlina, colaborador da Nexcube, que é organizadora do evento na cidade.

No game, os jogadores são conhecidos como invocadores. No modo mais popular de LoL, o objetivo de cada time é destruir o Nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base de cada time e protegida por outras estruturas. Cada jogo de League of Legends é distinto, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo da partida, que pode ter duração de até uma hora.


Nexus e torres protetoras (Foto: Divulgação)

Para competirem e conseguirem proteger o Nexus, os players de cada time podem escolher campeões que estão distribuidos nas categorias de atiradores, assassinos, magos, lutadores, tanques e suportes.


Alguns dos campões disponíveis em LoL (Foto: Divulgação)

No campeonato deste final de semana em Guarapuava, 16 equipes poderão participar do evento. Porém, o mapa das competições não será o mais tradicional do jogo. Segundo Pawlina, os competidores guarapuavanos irão batalhar no modo Twisted Treeline (3×3), com o regulamento padrão de LoL. O torneio, que será totalmente presencial durante os dois dias, é parte integrante da programação do GorpaCon, um evento nerd que será realizado na cidade também no sábado (13) e domingo (14).

“Caso fechem 16 equipes, o torneio será em eliminatória simples (mata-mata) e terá em média 8 a 9 partidas por dia”.

As partidas ocorrem das 13h às 19h, tanto no sábado quanto no domingo, na Faculdade Guairacá. As inscrições para times estão abertas até amanhã (12), um dia antes do evento, e podem ser realizadas no site da Nexcube. Cada jogador das equipes que ficarem em 1º e 2º lugar receberão trófeus como prêmio final. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.