22/08/2023
Guarapuava

Borelli tem direitos políticos cassados

imagem-116812

Da Redação

Cantagalo – O ex-prefeito de Casntagalo, Pedro Borelli, está com os direitos políticos cassados por quatro anos. Por unanimidade, o desembargador Leonel Cunha, relator, e o juiz substituto em segundo grau, Rogério Ribas, negaram provimento ao apelo no qual Borelli cometeu improbidade administrativa em processo licitatório para prestação de serviço de publicação de atos do Poder Público. De acordo com a justiça, o ex-prefeito feriu os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência ao contratar, sem licitação, os jornais Correio do Povo do Paraná e Gazeta do Paraná para publicação dos atos oficiais do Município .

De acordo com ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público, entre 2005 e 2009, Borelli celebrou contratos verbais com as duas empresas no valor de R$ 76 mil. O entendimento da justiça é que o ex-prefeito afrontou intencionalmente os princípios citados e por isso  foi condenado a pagar multa, o equivalente a cinco vezes a sua renumeração em favor dos cofres públicos, corrigidos, além do pagamento das custas processuais.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.