da Redação com assessoria
São Paulo – Hoje, dia 23 de agosto, o governo da Nova Zelândia abrirá as inscrições para o Working Holiday Visa, visto de trabalho e férias com duração de um ano no país. Ao todo, 300 brasileiros serão contemplados com o documento. Rodrigo Loyola, gerente comercial da franquia de intercâmbio Global Study, explica como funciona o processo:
COMO FUNCIONA O WORKING HOLIDAY
Trata-se de um visto de férias e trabalho válido por um ano. Porém, nessa modalidade, o candidato não pode ser contratado pelo mesmo empregador por mais de três meses.
QUEM PODE SE CANDIDATAR
Para se inscrever no processo é necessário ser brasileiro, entre 18 e 30 anos, portador de passaporte válido, comprovação de renda mínima de NZ$ 4.200 (cerca de R$ 9.700) para bancar seus custos iniciais, passagens aéreas de ida e volta e assistência viagem válida para todo o período. Além disso, não é permitido viajar com crianças ou dependentes.
COMO SE INSCREVER
O ideal é que, antes mesmo da abertura das vagas, você realize seu cadastro, já que no dia das inscrições o site pode ficar sobrecarregado e te atrapalhar no preenchimento do seu login.
As inscrições serão abertas às dez horas da manhã, do dia 24 de Agosto, horário da Nova Zelandia. Por precaução, se organize quanto ao fuso horário e considere acessar o site com boa antecedência para evitar surpresas desagradáveis. Ao conseguir o acesso à área de aplicação do visto, você será direcionado a um questionário que deve ser preenchido o mais rápido possível. Em inglês, você deverá responder questões sobre seus dados pessoais, histórico de saúde, profissional e educacional. Em seguida, deverá efetuar o pagamento de uma taxa de aplicação por meio de um cartão internacional. Portanto, se não tiver, pegue emprestado e deixe o documento em mãos. Se você conseguir concluir o pagamento, já pode comemorar, pois você passou pela primeira etapa do processo!
Assim que concluído esse processo, você irá receber um email informando que, para finalizar a sua candidatura você deve preencher o formulário INZ 1096 e enviar um material com exames médicos. Depois disso, é só esperar. O site da imigração permite um acompanhamento online do processo e fornece o email e telefone de contato do agente que cuidará da emissão do seu Working Holiday Visa. A maioria das aplicações são processadas dentro de 22 dias, mas pode levar mais tempo.