O prefeito Berto Silva, de Laranjeiras do Sul, é o novo presidente da Cantuquiriguaçu, associação que agrega 21 municípios localizados nos vales dos rios Cantu, Piquiri e Iguaçu num universo de 300 mil habitantes. Esta é a terceira vez que Berto Silva assume a presidência da entidade. Ele substitui o prefeito de Pinhão, Odir Gotardo. A eleição aconteceu nessa quinta feira (14) e teve a unanimidade dos prefeitos presentes.
Durante pronunciamento, Berto Silva apresentou o Plano Diretor para o Desenvolvimento da Cantuquiriguaçu, definindo as 10 diretrizes que devem orientar as ações estratégicas e os projetos para o desenvolvimento da região.
O resgate da cidadania e a garantia de acesso às políticas públicas; a geração de postos de trabalho e renda; educação e alfabetização de jovens e adultos estão entre as prioridades. Prevê também a capacitação em todos os níveis e setores; a atração e retenção na região de profissionais das mais diversas áreas; a integração intersetorial dentro dos municípios e na região,; parcerias e consórcios intermunicipais; parcerias com entes externos à região, como os governos federal, estadual e ONGs.
O fomento à agroindustrialização na região também está na lista do plano, assim como a otimização no uso da infraestrutura e recursos regionais (Ferroeste, usinas, lagos e BR 277).
A DIRETORIA
Presidente: Berto Silva
1º vice-presidente, Neimar Granoski (Virmond)
2º vice-presidente, Hélio Bruning (Três Barras do Paraná)