22/08/2023
Guarapuava

Propaganda eleitoral no rádio começa sem Antenor e Nieckars

imagem-117631

Cristina Esteche

Guarapuava – O primeiro dia de propaganda eleitoral no rádio em Guarapuava registrou a ausência dos programas dos candidatos Antenor Gomes de Lima (PT), da coligação “Guarapuava é a gente que faz” e do advogado João Alberto Nieckars (Rede Sustentabilidade). Antenor abriria o horário eleitoral desta sexta feira (26). Assim como Nieckars, os motivos das ausências foram problemas técnicos incompatíveis para a geração dos aúdios.  As assessorias de ambos garantem que o problema está sendo solucionado e que já a partir deste sábado (27), os candidatos ocuparão os espaços a eles destinado. Antenor possui 4min5', enquanto Nieckars conta com 21 segundos, o menor tempo da propaganda eleitoral gratuita. O vácuo também aconteceu nas inserções.

Abrindo  programa na televisão, Antenor aparece dirigindo o seu veículo pelas ruas da cidade e num monólogo coloquial se dirige ao telespectador falando o sua vida. Em outro momento, irmãos, esposa, e uma agricultora fala sobre a pessoa, o ser humano que o candidato é. O quadro mostra também imagens de Antenor, como médico, cuidando de pacientes, conversando, mostrando que sempre esteve ao lado do povo. 

Perguntando o que se pode fazer em 21 segundos, tempo que tem para a propaganda eleitoral, João Alberto Nieckars aproveita para direcionar o telespectador às redes sociais, em especial à fanpage Vai João 18, onde poderá encontrar as propostas de campanha.

Com 4min46', o maior tempo de programa no horário da Justiça Eleitoral, o candidato à reeleição Cesar Silvestri Filho (PPS), da coligação “Força para muito mais” utilizou o espaço para prestar contas do atual mandato. Destacou a área da moradia popular com a entrega de 800 casas, as reformas e ampliações em 16 postos de saúde, entre outras. O foco da campanha pretende mostrar ao eleitor que muitas coisas já foram feitas nos últimos três anos e meio e que há força para novas realizações. Na sua apresentação nesta campanha, Cesar Filho reafirma o núcleo familiar, apresenta a esposa e a filha Maria Augusta. Mostra também que a cidade avançou ao cumprir o que propôs na última campanha eleitoral. A letra do jingle e as intervenções da locução procuram levantar a auto estima do guarapuavano ao dizer que a cidade mudou e que as pessoas têm orgulho em dizer que são de Guarapuava.

Já o candidato Luciano Gago (PT do B), da coligação "Nova Guarapuava" ataca tanto Cesar Filho quanto Antenor Gomes de Lima para fazer valer o mote de sua campanha. O candidato se apresenta como alternativa ao modelo vigente que envolve o atual gestor e que "já se esgotou" e combate outro candidato que representa, segundo Luciano Gago, um partido contaminado pela corrupção. Ele se apresenta coo alternativa para "mudar Guarapuyava de verdade".

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.