22/08/2023
Educação Guarapuava

Alunos de escolas iratienses conhecem o projeto EcoExpresso Sanepar

imagem-119226

Da Redação, com Assessoria

Irati – Alunos da rede municipal de ensino de Irati estão tendo aulas de Educação Ambiental no projeto EcoExpresso Sanepar. Centralizada em um ônibus, a comunidade também pode participar de várias atividades . O ônibus ficará no município até esta quinta (22), em frente ao Parque Aquático.

No espaço, há demonstrações do projeto “Do Rio ao Rio”, com a visualização do ciclo da água, desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. Nesta quarta feira (21), 264 alunos passaram pelo ônibus-escola e a receptividade das crianças foi muito boa, segundo a gestora de Educação Ambiental da Sanepar/Ponta Grossa, Luciana Garcia. "Elas ficam curiosas para saber o que tem dentro do ônibus e depois do nosso contato percebemos na fala deles que nós conseguimos atingir o nosso objetivo, que é de levar o conhecimento prático para as crianças sobre os processos da Sanepar e sua realidade local.

ECOEXPRESSO

O ônibus foi preparado especialmente para estas atividades e conta com profissionais especializados neste tipo de atendimento. Desde 2014, o projeto passou por diversas cidades do Paraná. Dentro do veículo, maquetes explicam temas como o ciclo da água, o tratamento da água, mananciais superficiais e subterrâneos, mata ciliar e proteção de mananciais, uso consciente da água, saneamento ambiental, doenças de veiculação hídrica e energias renováveis, como a energia produzida através da estação de tratamento de esgoto e a bioenergia. Os profissionais também irão falar da relação da Sanepar com o meio ambiente e sobre a política ambiental da companhia. 

As maquetes apresentam, entre outros assuntos, uma casa com realidade aumentada e detalhes de uma ligação correta de esgoto, por meio de conexões, caixas de gordura e a ligação ao dispositivo tubular de inspeção (DIT).

Além das maquetes, o ônibus conta ainda com projetor multimídia, caixas de som, painéis iluminados, cartazes, banners, entre outros recursos, e tem capacidade para até 25 participantes por vez.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.