22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Falece em Curitiba, o Rev. Alcides de Matos, aos 96 anos

imagem-119374

Da Redação com Pastor Hédin Charles Mendes, da Igreja Presbiteriana Central de Guarapuava.

Guarapuava – Faleceu nessa quinta (22) em Curitiba, o pastor presbiteriano e professor rev. Alcides Augusto de Matos, casado com a professora Déris Souza Matos e pai de quatro filhos,  Alderi Souza de Matos, Maria Cristina Souza de Matos, Paulo Frontino Souza de Matos e Ana Márcia Souza de Matos.

Nascido em 17 de setembro de 1920, natural de Dourados (MS), o Rev. Alcides viveu em Guarapuava por mais de 30 anos, vindo a residir na cidade por conta de sua vocação pastoral. O rev. Alcides e sua família se mudaram para Guarapuava em 1954 para pastorear a Igreja Presbiteriana de Guarapuava, perto da Lagoa das Lágrimas. Ele se mudou para Curitiba em 1995.

Ao lado do ministério, Alcides também se dedicou ao magistério. Como havia grande carência de professores, ele foi convidado insistentemente para colaborar com essa área. Começou a lecionar por volta de 1966, depois que ficou só com as igrejas de Guarapuava e Morro Alto, prosseguindo até mais ou menos 1985. Lecionou as matérias Língua Portuguesa e Direito Usual na Escola Técnica de Comércio, Escola Agrícola Arlindo Ribeiro, Colégio Francisco Carneiro Martins e Colégio Rui Barbosa. Fez o curso de Letras na Faculdade de Filosofia e por muitos anos aliou o magistério ao ministério pastoral.

Na década de 1980 “integrado ao ensino de 1º e 2º Graus do município, Alcides concluiu o curso de especialização (pós-graduação latu sensu) em Teoria Literária, em 20 de julho de 1983, cujo certificado foi emitido pela Secretaria de Educação do Paraná, pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava e pela Coordenadoria de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação da mesma Fundação.”

Devido a sua grande simpatia e cordialidade, o Rev. Alcides e sua esposa conquistaram centenas de amigos nas igrejas e escolas em que trabalharam, muitos dos quais sem lembram deles com saudade até hoje.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.