22/08/2023
Guarapuava

Vereador mais votado, Dognei gastou menos de R$ 4,5 mil

imagem-119924

Cristina Esteche

Guarapuava – As eleições para a Câmara Municipal de Vereadores em Guarapuava reservaram uma grata surpresa. Com 1.944 votos, o ativista na proteção aos animais Aldonei Luis Bonfim (PDT), o Dognei, é o vereador mais votado do município.

Com uma campanha feita na raça, ele que se considera um “vira lata” investiu menos de R$ 4,5 mil, dinheiro que sobrou de empréstimo feito para comprar um carro utilizado para o resgate de cães de rua, o Dogão.

 “Fiz 10 mil santinhos e ganhei mais alguns do partido. A minha campanha foi sem nenhum recurso”. A equipe direta de Dognei foi composta por ele e mais seis pessoas. Mas a corrente voluntária que se formou em prol da sua candidatura não teve limites. “As pessoas iam na feirinha de adoção aos sábados e pediam a minha propaganda, garantindo também o voto da família. Nas redes sociais as pessoas pediam voto para a minha candidatura”.

Com dois carros – seu e de uma amiga – o ativista fez o que pode. “Eu queria ir na casa daquela senhorinha que ajudei há quatro anos, mas não conseguia porque somos em poucos e a cidade é muito grande. Não consegui chegar em muitos locais”. O vereador eleito disse que fez a campanha das 14 às 17h30, durante os 45 dias da campanha. “Tinha dias em que o sol estava muito quente, não aguentávamos e voltávamos para casa. Em outro, não tínhamos condições de sair”. Por tudo o que enfrentou no período eleitoral, ainda muito emocionado, chorando a maior parte da entrevista, Dognei diz que a “ficha não caiu. Estou atordoado com essa nova condição”

O guarapuavano que nasceu, se criou e ainda vive no Morro Alto, nunca tinha pensado em ser político, aliás, até pouco tempo, falar com ele sobre política era manter um monólogo. Eu sou apolítico, nunca gostei, mas vou ter que aprender”.

A candidatura nasceu pelo incentivo dos amigos e pela necessidade de ter um representante que se preocupe pela causa animal, a qual defende e trabalha desde criança. “O meu amor pelos animais nasceu comigo e só aumenta. Cansei de ver um cãozinho uivar horas e horas até morrer. Cansei de ver um cachorro comendo o outro por causa da fome, por não ter comida. Estou cansado de ver os maus tratos”.

Funcionário do Canil Municipal desde 2007, Dognei trata do assunto com autoridade e com essa mesma determinação que ele pretende desenvolver o seu trabalho, agora como legislador. “Sei que não será um trabalho fácil, mas ainda não sei qual o clima que vou enfrentar, mas já posso imaginar e vou fazer de tudo para honrar a confiança que foi depositada em mim pelos eleitores”.

Quase afônico e com a emoção tomando conta, o vereador mais votado de Guarapuava dá uma lição de simplicidade, de honestidade e uma resposta às críticas que recebeu de pessoas que atuam no mesmo segmento. “O que falaram de mim ainda dói muito, porque sou uma pessoa honesta que tira dinheiro do bolso para comprar medicamento e ração para os animais”.

Ainda atordoado pelo resultado nas urnas, ele não consegue responder as mais de três mil mensagens recebidas no seu perfil no Facebook. “ Eu estou engasgado de tanta euforia, gritei e pulei de alegria. Não consigo me expressar de tão feliz que estou”.

Mas em meio a essa alegria, Dognei já fala em assessoria. “Eu vou escolher pela capacidade técnica. Preciso de alguém que conheça o trabalho legislativo e posso escolher com liberdade, porque não assumi nenhum compromisso, a não ser com o povo que ama os animais. A minha campanha foi livre e limpa”.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.