22/08/2023
Esportes Guarapuava

Ocupações: Governo do Estado cancela Jogos Abertos do Paraná

imagem-120846

Bárbara Franco 

Guarapuava – As ocupações dos colégios estaduais de Guarapuava levaram o Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Esportes de Guarapuava a tomarem decisões drásticas e cancelar os Jogos Abertos do Paraná, que seriam realizados em Guarapuava a partir desta sexta (21).

A medida foi tomada por que as instituições de ensino iriam servir como alojamento para os mais de quatro mil atletas que iriam participar dos jogos.

Durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta (19), o chefe da Divisão de Esporte de Rendimento do Paraná, José Alberto de Campos, lamentou o cancelamento dos jogos, e afirmou que foram buscadas várias alternativas para que o evento acontecesse, porém sem sucesso.

“Estamos em Guarapuava desde ontem (terça) para que, junto com a Secretaria de Esportes do município, pudessemos achar saídas para sediar os jogos. Porém, infelizmente, não conseguimos entrar em acordo com os ocupantes dos colégios”.

Ainda durante a coletiva, o chefe da Secretaria do Estado de Esporte e Turismo, professor Edson Pereira de Andrade, informou que a decisão dos alunos a não ceder os colégios para alojamento foi tomada na noite dessa terça (18).

“Percorri todos os colégios e, até o final da tarde de ontem, os alunos estavam dispostos a ceder, mas no início da noite voltaram atrás e não quiseram abrir espaço para os atletas se alojarem. Tentamos buscar outras alternativas para que ocorressem os jogos, como buscar alojamento em outros lugares, como o quartel e o Cedeteg, que também foi parcialmente ocupado. Porém, também não conseguimos e mesmo que tivéssemos conseguido ainda faltariam locais para acomodar todos os atletas. Iriamos precisar de 2.200 leitos, e o município sozinho conseguiria abrigar apenas 1.200 atletas. De qualquer forma necessitaríamos dos colégios estaduais”.  

Em 10 dias de jogos, Guarapuava iria receber mais de quatro mil atletas de 63 municípios do Estado.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.