22/08/2023
Agronegócio Guarapuava

Ciclo de palestras encerra o WinterShow nesta quinta, em Entre Rios

imagem-120936

Da Redação

Guarapuava  –  O terceiro e último dia do WinterShow 2016 começou às 8h desta quinta (20), com a visita aos 78 expositores do evento. Às 9h ocorreu a primeira palestra da manhã, com o engenheiro agrônomo da assistência técnica, Rodrigo Ferreira, discorrendo sobre o tema “Agroclimatologia: definições de prognósticos para a safra 2016/17”.

Um dos pontos altos do dia foi o evento “Canola Day”, que  abordou as evoluções que tornam a cultura da oleaginosa em uma alternativa cada vez mais interessante aos cooperados para o plantio no inverno. A palestra com Luis Prochnow, do INPI Brasil, fecha ciclo de palestras de convidados, com o tema: “Valorização da agricultura”.

SEGUNDO DIA

De acordo com a assessoria de imprensa da Agrária, cerca de 1,3 mil pessoas prestigiaram o segundo dia do WinterShow 2016, realizado na quarta (19), nos campos da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), em Entre Rios. Três palestrantes convidados, workshop sobre qualidade de farinhas e dinâmica de máquinas foram os destaques da programação. 

Conforme previsto para os três dias, as palestras simultâneas dos pesquisadores da FAPA atraíram novamente a atenção de cooperados, estudantes, profissionais e produtores de toda a região. Foram duas rodadas, uma pela manhã e outra à tarde, realizadas a respeito de nove áreas de pesquisa agrícola aplicável.

O dia começou com a palestra do engenheiro agrônomo e administrador, André Debastiani, sócio-analista da empresa Agroconsult, que discorreu sobre perspectivas de mercado. Expectativas de produção, qualidade e preço de soja, milho e trigo foram os principais pontos abordados pelo especialista.

À tarde, mais dois momentos importantes: o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Florestas, Gustavo Ribas Curcio, palestrou acerca da sustentabilidade relacionada à conservação da água e do solo.

A presença da atleta da seleção brasileira de voleibol Virna Dias levou novamente um bom público à tenda principal. A medalhista de bronze nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e de Sydney, 2000, destacou a capacidade de superação necessária para se alcançar objetivos, e a importância do apoio de lideranças nesse processo. Virna citou o técnico Bernardo Rezende, que a transformou: de jogadora insegura no quesito recepção na melhor receptora do torneio seguinte.

A programação teve ainda um workshop sobre qualidade na produção de farinhas, destinado aos clientes da Agrária Farinhas. E, para finalizar o dia de muito sol e calor, a dinâmica de máquinas trouxe as principais novidades para incrementar a atividade agrícola.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.