Em reunião na última terça-feira na sede do partido, representantes do PT, Sindicato dos Servidores Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava (SISPPMUG), Sindicato dos Bancários, CUT regional e moradores de várias regiões da cidade se reuniram para discutir o aumento do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Guarapuava. Os valores cobrados sofreram um acentuado acréscimo este ano devido a mudança na forma de cobrança da taxa de coleta de lixo, taxa que antes era cobrada na conta de água agora passou a fazer parte do imposto.
A manifestação que pretende esclarecer a população a respeito da nova cobrança começará às 9h da manhã desta quinta-feira em frente a praça 9 de Dezembro. Segundo Eliane Bueno, Secretária Executiva do PT, pessoas de vários bairros da cidade irão participar do protesto. Além da manifestação o partido pretende elaborar um documento sobre o assunto para ser entregue junto ao Ministério Público.
Eliane ressaltou que a manifestação não é contra a cobrança da taxa, mas sim contra a cobrança excessiva. Nós sabemos que é um serviço muito importante e temos que pagar por ele, no entanto, não houve ampliação dos serviços, ainda vemos os lixeiros trabalhando sem luvas, sem equipamento adequado, por que então o aumento de 20% a 60% na taxa?