22/08/2023
Educação Mundo

Brasileiros podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsas de estudos na França

imagem-121805

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – Você quer estudar fora, mas não tem dinheiro para realizar este sonho? Uma dica: interessados em obter um diploma na França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa de estudos. O Campus France, agência do governo francês para promoção do ensino superior, desenvolveu uma ferramenta de busca de financiamento para estudantes estrangeiros, chamada CampusBourses.

A ferramenta está disponível no site do Campus France Brasil e possui informações sobre bolsas oferecidas pelos governos brasileiro e francês, pelas regiões francesas e pela União Europeia, além de programas de financiamento desenvolvidos por organizações internacionais não-governamentais e instituições de ensino. Para realizar a busca, é necessário indicar nacionalidade, área e nível de estudos. 
 
Cada bolsa tem prazos de candidatura e critérios específicos, que são informados nos seus editais. Por isso, o candidato deve ficar atento ao calendário do programa escolhido. A temporada já começou: estão abertas as inscrições para a Bolsa Eiffel, do governo francês, e para a Bolsa Cabri, da Université Lille 2. 
 
CUSTO BAIXO

Para quem procura opções de graduação e pós-graduação, é importante saber que, mesmo sem bolsa, estudar na França pode ser mais barato. Não há distinção entre estudantes franceses e estrangeiros. Os brasileiros pagam a mesma taxa de matrícula que os franceses. 
 

CATEGORIAS

Anuidade estimada
Universidades – 200 a 400 euros
Escolas de Engenharia – 600 euros
Escolas de Arquitetura – 400 a 900 euros
Escolas privadas – 5.000 a 12.000 euros

Os estudantes contam ainda com a possibilidade de morar em residências universitárias, a preços mais baixos, e podem pedir auxílio-moradia ao governo. Também há benefícios para estudantes na compra dos bilhetes de transporte.
 

SOBRE O CAMPUS

Presente em mais de 110 países, Campus France é a agência governamental francesa responsável pela promoção do ensino superior, o acolhimento e a mobilidade internacional. A agência é ligada aos ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. No Brasil, está vinculada ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França.
 
A agência Campus France Brasil oferece orientação personalizada e gratuita aos interessados em estudar na França e também centraliza o procedimento de candidatura para grande parte das universidades do país europeu. O período de candidatura via Campus France para cursos do ensino superior na França terá início em 15 de novembro.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.