22/08/2023
Guarapuava

Documentário de Gil Baroni participa de mostra competitiva no Festival Mix Brasil, em São Paulo

imagem-122557

Jonas Laskouski

Guarapuava/Curitiba – De repente, você descobre que tem HIV. A sua reação poderia ser imprevisível, já que a gente nunca sabe como reagir até acontecer com a gente. Com Gabriel Comicholi, curitibano de 19 anos que mora no Rio de Janeiro, de início, claro, o susto, o baque. "Primeira sensação é isso, um 'pah', conta o menino no canal criado por ele no Youtube. Exatamente, a reação de Gabriel frente à descoberta foi criar um canal para falar sobre o assunto. Assim nasceu o HDiário, criado em abril desde ano e que já conta com quase 18 mil inscritos.

"Eu decidi tornar isso público porque eu vi o quanto na internet e no mundo, as pessoas ainda têm um puta preconceito com isso. Ninguém quer falar sobre isso."

A atitude de Gabriel chamou a atenção do cineasta e roteirista guarapuavano Gil Baroni, de Terra Incógnita e O Amor de Catarina (este último com Kéfera Buchmann). Gil é o diretor do documentário de curta-metragem Horizonte de Eventos, que estreou ontem (15) no 24º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, maior festival LGBTQ da América Latina , que está acontecendo desde o dia 9 até 20 de novembro em São Paulo, com 85% de programação gratuita.

"O documentário são fragmentos da vida pessoal dele, que ele gravou, principalmente a conversa com a mãe dele, onde ele revela que tem o HIV e as mensagens que ele recebe dos amigos quando resolve tornar isso público", conta Gil, que é amigo de Gabriel.

O filme, da produtora Beija Flor, foi bem recebido pela crítica e pelo público durante a exibição de ontem, em São Paulo, e será exibido nesta sexta (18) no Recifest – IV Festival da Diversidade Sexual e Gênero, na capital pernambucana.

Quer conhecer mais o Gabriel? Acesse o canal dele no Youtube, neste link: https://www.youtube.com/user/Gabrielcomicholi

"A gente precisa falar sobre isso, a gente tem que ser educado sobre o HIV, tem que ser educado sobre a camisinha. Porque é ela que faz toda a diferença. Não sou eu, não é você, não é seu pinto desencapado. É a linda e querida camisinha", fala ele em seu primeiro vídeo, sempre espirituoso e cheio de bom humor. Com toda licença, Gabriel, mas a gente tá reproduzindo sua estreia, beleza?

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.