22/08/2023


Geral Região

Pitanga recebe novo laboratório para formação prática

imagem-123743

Da Redação 

Pitanga – Alunos dos cursos de Enfermagem, Edificações e Segurança do Trabalho do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Miguel Carlos Parolo, em Pitanga, realizam as aulas teóricas simultaneamente com a prática profissional. O colégio já recebeu da Secretaria da Educação equipamentos modernos que simulam as práticas diárias das três profissões. 

“Temos todos os equipamentos necessários para realizar as práticas profissionais que são exigidas diariamente na profissão. Aqui os alunos aprendem na teoria e na prática todos os procedimentos hospitalares, desde a separação correta do lixo hospitalar, ao primeiros socorros em caso de ataques cardíacos”, disse a professora do curso de enfermagem, Josiane Colaço. 

O laboratório de enfermagem do CEEP de Pitanga conta com bonecos simuladores de massagem cardíaca (equipado com sistema eletrônico que alerta se o procedimento está sendo feito da maneira correta), sonda vesical nasogástrica e sistema de gestação.

Os alunos também contam com esqueletos com ossos, cartilagens e sistema muscular, equipamentos de pulsão venosa (para encontrar a veia correta para aplicação de soro), além de uma série de equipamentos hospitalares necessários para as atividades práticas.

“Esses equipamentos garantem a qualidade do curso, que já é referência para nossa região”, disse Josiane. O laboratório de enfermagem custou aproximadamente R$ 71 mil.

O Governo do Paraná está equipando os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPS) e as escolas da rede estadual de ensino que ofertam cursos de formação técnica com modernos equipamentos para laboratórios, que vão auxiliar a formação prática dos estudantes. A modernização é resultado da parceria entre o Governo do Paraná e o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo