22/08/2023
Cotidiano Região

Proerd certifica 245 alunos no Candói

imagem-123802

Da Redação com assessoria

Candói – Na última segunda (05), 245 alunos da rede municipal de ensino do Candói foram certificados através do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realizado pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação. A solenidade aconteceu no Centro de Convivência do Idoso e contou com a participação da Banda Municipal

O Proerd integra as ações das políticas públicas que o Estado do Paraná mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A ideia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.

Este ano, Candói contou com a participação de sete escolas, uma na sede do município e seis nas comunidades do interior.

Os alunos do quinto ano das escolas municipais da Sede, Lagoa Seca, São Pedro e Rio Novo, Paz, Cachoeira e Ilha do Cavernoso participaram por dois meses de aulas ministradas pela PM

O Sargento Oliveira, coordenador do Proerd de Guarapuava e região, foi homenageado pelos alunos, professores e pelos colegas de trabalho, uma vez que ele é o responsável pela realização de todo o curso em Candói.

Carlos Eduardo Smolniakof afirma que vai levar para toda a vida os ensinamentos do Proerd. “Eu aprendi com o modelo de tomada de decisão, a analisar melhor as consequências e aprendi sobre os efeitos de algumas drogas e como lidar com a tensão”, afirma o aluno.

Todos os alunos formandos, em um juramento, prometeram aos pais e professores que jamais se envolveriam com drogas e nem cometeriam crimes.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.