22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Praça Juscelino Kubitschek é palco de usuários de drogas e assaltos

imagem-125919

Da Redação

Guarapuava – Frequentadores da Praça Juscelino Kubitschek, em frente a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) reclamam da falta de manutenção. Segundo moradores, o local se tornou ponto de encontro de usuários de drogas, vulnerável a assaltos que acontecem com frequência. “A praça está abandonada, pessoas consomem drogas em plena luz do dia, o mato e o lixo estão tomando conta do local”, disse um morador do entorno à RedeSul de Notícias. “Creio que um lugar onde o número de assaltos é constante merecia mais cuidados”, observa.

De acordo com o Departamento de Limpeza da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), os serviços serão executados na segunda (23).

REVITALIZAÇÃO

Em junho de 2016, a diretoria do campus Santa Cruz apresentou um projeto elaborado pela Universidade para a revitalização da praça. As tratativas entre a Unicentro e a Prefeitura tiveram início em 2015, durante a programação de aniversário da Instituição.

No fim desse ano, foi realizada uma audiência pública com membros da comunidade acadêmica, da prefeitura, câmara de vereadores, associações comerciais, entidades envolvidas com o trânsito, moradores e comerciantes do bairro. Depois disso uma nova audiência ficou agendada com o Conselho Municipal de Trânsito (Comutra), no dia 30 de junho de 2016.  Leia aqui. Porém, não há informações oficiais se essa reunião aconteceu. O presidente da entidade, João Osmar Rodrigues não foi encontrado nesta quinta (19) para comentar o assunto.

É que pela proposta haverá a mudança de fluxo da Rua Salvador Renna, na esquina com a Barão de Capanema. O fluxo de veículos que vai do Parque do Lago será desviado para a Barão de Capanema, virando à esquerda onde hoje existe um ponto de táxi. Nas laterais dessa via haverá espaços para embarque, desembarque e estacionamento dos ônibus que transportam alunos de cidades vizinhas. Hoje, a Universidade recebe 25 ônibus. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.