22/08/2023
Guarapuava

Três projetos marcam os desafios da fotógrafa Dani Leela em 2017

imagem-126037

Crsitina Esteche

Guarapuava – O ano de 2107 começou com grandes desafios para a fotógrafa Dani Leela. O primeiro é a continuidade do projeto Mahadev, palavra sânscrita que significa 'a Grande Mãe', iniciado há dois quando a fotógrafa buscou inspiração e espiritualidade na Índia. “Foi um projeto que começou sem pretensão e que envolveu mulheres de Guarapuava, União da Vitória, fotografando mulheres de três gerações da mesma família, além de uma outra face com mulheres anciãs numa representação da Grande Mãe conforme as fases da lua”.

Para 2017, esse projeto incorpora outra forma e está se transformando em livro que vai unir imagem e poesia escritas pela artista Cinthia Hadad, de Florianópolis. “Senti que é hora de finalizar esse trabalho”, diz Dani Leela. Ela busca uma editora para a publicação.

O segundo projeto que toma conta da inspiração da fotógrafa é a segunda edição do “Marias” envolvendo mães que devolveram filhos ao céu. “Esse trabalho é um pedido da minha alma, pois tenho um envolvimento muito forte com elas”. Segundo Dani, esse novo trabalho contará com outras mães. “São as novas Marias”.

O trabalho mais ousado deste ano, porém, será o Anima que começará fotografando no México, durante 30 dias. Dani Leela tentará um financiamento coletivo para continuar o trabalho em outros países. O projeto é em parceria com a também fotógrafa Camila Barp.

Fotógrafa há 13 anos, Dani Leela imprime um conceito mística às suas imagens, numa simbiose entre ela e a musa que fotografa. “Eu só vou falando e deixo a outra mergulhar no seu interior e saem imagens fantásticas”.

Foi a viagem à Índia em 2012, de onde saiu a exposição Namastê, que deu um novo rumo ao seu trabalho. “Eu trabalho desde os 17 anos de idade e tinha receio de ser o que eu realmente sou,  meu misticismo. Mas depois que retornei, me tornei eu mesma e o trabalho flui. É uma fototerapia”.

Dani Leela também fotografa documental de família, gestante, entre outras. O seu contato é: danileela.com

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.