22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Mutirão para RGs leva centenas de pessoas à Escola Total, no Xarquinho

imagem-126785

Jonas Laskouski

Guarapuava – A RedeSul de Notícias esteve na manhã desta quarta (1º) na Escola Total do Xarquinho, em Guarapuava, onde está acontecendo a ação 'Criança Protegida', uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal, que está emitindo RGs para crianças e adolescentes que ainda não possuem o documento. A Secretaria de Esportes e Recreação também está presente com jogos e brincadeiras, para diminuir a ansiedade da criançada e das famílias durante a espera pelo atendimento.

Dona Marcia Ribeiro da Cruz saiu cedo do bairro Primavera com a filha Tamires, de sete anos, para juntas fazerem o primeiro documento da menina. "Chegamos aqui às 8h e o portão já estava aberto. Aproveitamos a oportunidade, já que a facilidade e a rapidez quando fazem esse tipo de mutirão, é maior", diz a mãe, que estava com a Certidão de Nascimento de Tamires em perfeito estado, evitando assim a frustração de não poder fazer o RG ali na hora, e ter que ir atrás de uma 2a. via no cartório.

Isso de fato aconteceu com algumas pessoas que estavam na fila desde às 6h da manhã, mesmo tendo sido amplamente divulgado que certidões rasuradas não seriam aceitas pelo Instituto de Identificação, parceiro da ação. Essas pessoas receberam uma declaração de isenção de taxa para a emissão de uma segunda via do documento, que poderá ser feita na hora, dependendo do trâmite do cartório procurado.

A previsão é que cerca de 150 pessoas sejam atendidas até às 17h desta quarta feira.

O Programa Paraná Cidadão continua nesta quinta e sexta (dias 2 e 3) também na Escola Total do Xarquinho com emissão de documentos, para pessoas que precisem da 2a, via do RG, dentre outros serviços como intermediação para vagas de emprego, inscrição no programa Nota Paraná, tarifa social de água e luz, além de orientações jurídicas e do consumidor. Ainda haverá informações sobre direitos humanos e assistência social.

ATENÇÃO

Como a procura foi grande na manhã desta quarta, algumas pessoas que foram até o Xarquinho não conseguiram ser atendidas, já que houve uma distribuição de senhas e o serviço não consegue emitir mais de 150 documentos no prazo estabelecido.

Nesta quinta e sexta, a dica é chegar cedo para evitar aborrecimentos e garantir senha.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.