22/08/2023
Geral Paraná

Tecnólogas já podem comandar clínicas e consultórios de estética

imagem-127492

Da Redação, com assessoria

Curitiba – A partir deste ano, a vida dos tecnólogos em estética será diferente no Paraná. Graças a uma lei proposta pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), elas, principalmente, terão permissão para serem as responsáveis, e assinarem por clínicas e consultórios de estética. A iniciativa acaba com a insegurança das profissionais que, apesar de possuírem curso superior, não podiam exercer a profissão em sua plenitude.

A lei foi promulgada pelo próprio Traiano, na condição de presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e sob nº 18.925/2016, regulamenta o funcionamento de clínicas de estética no Estado. A Lei permite que essas profissionais sejam os responsáveis pelos estabelecimentos, prática que até então era vedada pelo não reconhecimento da profissão, exigindo que as clínicas mantivessem outro profissional da área de saúde como responsável técnico.

Os tecnólogos também poderão realizar e responder pelos tratamentos feitos com aparelhos de eletrofototermoterapia. Com isso, órgãos públicos de fiscalização “não poderão exigir que o responsável técnico da clínica ou consultório esteja associado à entidade, conselho ou órgão de classe diverso de sua profissão”, diz o texto da lei.

“Conseguimos atender a um pleito de mais de 20 mil esteticistas que concluíram o curso universitário e estavam praticamente impedidos de trabalhar em suas profissões, porque não havia uma legislação que desse claramente essa condição. Através da lei, que tive a honra de promulgar, estamos dando essa condição de trabalho para esses profissionais”, disse Traiano.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.