22/08/2023
Educação Paraná

Assembleia decide por greve geral a partir de 15 de março

imagem-127552

Da Redação

Guarapuava  –  A assembleia da APP-Sindicato, realizada nesta sábado (11), em Maringá acaba de tomar uma decisão, às 14h30.  Leia aqui. A categoria aprovou a greve geral, por tempo indeterminado, a partir de 15 de março. Portanto, em 15 de fevereiro, dia agendado pelo Governo do Paraná, para o início do ano letivo nas escolas estaduais, está mantido. As propostas de parar as atividades já no dia 15 de fevereiro ou interromper o trabalho a partir do dia 22, foram derrotadas na assembleia.

De hoje (11) até o dia do início da greve, a categoria está em “Estado de Greve”, o que significa que, neste período, realizará um calendário de mobilizações chamado “Jornada de Luta e Resistência Rumo à Greve da Educação”.

De acordo com a APP –Sindicato, esse é o momento estratégico de dialogar com a comunidade escolar, com as lideranças locais e regionais e também o momento de eleição dos representantes nas escolas.

Os educadores também referendaram  o novo Estatuto, aprovado no último Congresso Estadual da APP-Sindicato. Leia aqui.  

A pauta da greve defende o fim que a categoria chamada de “maldades do governo Beto Richa contra a Educação Pública.”;  pelo fim dos “calotes com a categoria”; pelo direito à saúde de professores(as) e funcionários(as); pela manutenção dos direitos conquistados da carreira;  pela revogação da Resolução da distribuição de aulas; pelo cumprimento da Lei da Data Base – reajuste da inflação; pelo cumprimento da Lei do Piso; pelo cumprimento da Lei da Hora-Atividade; contra a Reforma da Previdência; contra a Reforma Trabalhista e pela revogação da lei da reforma do Ensino Médio.

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES

Dia 13 e 14 de fevereiro: Dias Pedagógicos na escola com debate da pauta e eleição de representantes de escola.

Dia 15 de fevereiro: Primeiro dia da Hora-Atividade Legal  em defesa da escola e da educação pública.

Dia 21 de fevereiro: Hora-atividade Legal

03 de março: Hora-atividade Legal

08 de Março: Mobilização Nacional “As mulheres vão parar”

Hora-atividade Legal, aula pública em frente às escolas e integração aos atos dos movimentos de mulheres.

15 de março: Início da Greve Geral da Educação.

Matéria atualizada às 1615h36 para retificar data da greve.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.