22/08/2023
Educação Guarapuava

Unicentro ocupa a 98ª colocação no país, entre as melhores

imagem-127833

Da Redação

Guarapuava – A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está entre as 100 universidades brasileiras com melhor desempenho, ocupando a 98ª colocação e a 234º lugar no ranking da América Latina. A avaliação é do Ranking Web of Universities, publicado duas vezes ao ano desde 2004.

O levantamento é desenvolvido pelo Cybermetrics Lab, que é um grupo de pesquisa ligado ao Conselho Superior de Investigações Científicas, vinculado ao Ministério da Educação da Espanha.

Segundo informações publicadas em seu site, o Laboratório dedica-se a desenvolver análises quantitativas a partir de dados coletados na internet/web.

Para o levantamento referente as universidades são aferidos números pertencentes a quatro critérios de avaliação pré-estabelecidos:  a presença da universidade no universo online; a visibilidade da instituição na web; o número de citações de pesquisadores da/pesquisas desenvolvidas na IES em rankings internacionais e, o volume de artigos publicados por professores e alunos da universidade em periódicos científicos online.

O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, credita o desempenho da Universidade ao trabalho, à dedicação e à criatividade de toda a comunidade universitária. “Mesmo em um cenário de recessão e de poucos investimentos do poder público estadual nas suas instituições de ensino superior, a Unicentro, ano a ano, vem se destacando no cenário nacional e também internacionalmente, reforçando seus laços com as comunidades da região no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão”. O reitor observa que a Unicentro é uma instituição jovem inclusive para os padrões brasileiros de ensino superior.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.