22/08/2023
Geral Guarapuava

Inaugurada sede própria da corregedoria da Polícia Civil de Guarapuava

imagem-128430

Bárbara Franco 

Guarapuava – A Corregedoria da Polícia Civil de Guarapuava inaugurou na tarde desta quinta feira (23) sua sede própria, que fica na rua Vicente Machado, 1793, no Centro da cidade.

O órgão, que está sob a responsabilidade do delegado Ítalo Biancardi Neto, é responsável pelo controle interno da atividade policial tendo não apenas um caráter repressivo, mas também proativo e preventivo.

A nova sede da Polícia Civil foi conquistada através de uma articulação da deptuada estadual Cristina Silvestri (PPS) que, junto ao Governo do Estado, conseguiu a transferência do local para a Secretaria de Segurança Pública sem custos. Antes da sede própria, a Corregedoria dividia espaço com a sede da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava.

"Como deputada, um dos meus trabalhos é conquistar recursos que influenciem também na melhoria da segurança pública e na qualidade de vida das pessoas. E é exatamente nisso que a Corregedoria vai influenciar. Com sede própria, os profissionais terão mais ânimo para trabalhar e as pessoas também serão melhor atendidas", disse Cristina durante a cerimônia de inauguração.

Entre as atividades da Corregedoria, está a apuração das infrações penais e administrativas, orientar e coordenar as atividades das autoridades disciplinares, proceder inspeções administrativas, prestar informações e emitir pareceres, dirimir conflitos de competência, velar pelo cumprimento das leis, expedir provimentos, entre outras atribuições. 

Durante a inauguração, o delegado geral da Polícia Civil, Julio Cezar dos Reis, falou sobre a importância da corregedoria ter uma sede própria, uma vez que ela é responsável pelos processos internos da Polícia Civil.

“Falo com toda certeza que Guarapuava tem uma das delegacias de Polícia Civil mais eficientes do Estado do Paraná e aposto que com essa nova sede, continua sendo destaque no Estado”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.